Informatica

Projeto de urbanização da orla da praia do Maracanã está em pleno vapor

Obra a pleno vapor na praia do Maracanã: passarela será construída para melhorar a acessibilidade ao local.


O cenário da praia do Maracanã, na área urbana de Santarém, está mudando para garantir segurança e comodidade aos frequentadores por meio das obras na orla, realizadas pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).


Foto-Mauro Nayan

“Consideramos o Maracanã como uma praia urbana sendo um ponto de lazer e entretenimento. Estamos dando esse primeiro passo para possibilitar o melhor acesso não só aos turistas, mas também aos moradores para que possam usufruir da melhor forma”, explicou o prefeito Nélio Aguiar.


O projeto de urbanização da orla da praia do Maracanã trará comodidade aos frequentadores e donos de barracas. Foto-Mauro NayanO projeto de urbanização da orla do Maracanã é uma antiga reivindicação dos santarenos, principalmente os que moram e frequentam o local. Uma área com grande potencial turístico. Com a construção de uma passarela, com toda a estrutura adequada tanto para os frequentadores, quanto para os donos de barracas, haverá maior comodidade, conforto, segurança e beleza ao lugar.

O secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, destacou que após conclusão da obra, ela se tornará mais um atrativo turístico para Santarém, embelezando ainda mais a praia do Maracanã.

“Vamos aliar desenvolvimento à preservação da natureza. Estamos tendo o cuidado para que a estrutura seja implantada da forma mais adequada possível, com consciência ambiental, por considerarmos a importância disso para a nossa população".

Obra

A obra consistirá em uma passarela de concreto com 5,20 metros de altura e que em nada irá interferir na subida e descida das águas, além de um guarda corpo de ferro galvanizado com o estilo arquitetônico semelhante ao usado nas etapas anteriores da orla em frente a cidade. Porém, não se trata de um cais de arrimo, o que não deve impedir que a dinâmica de subida das águas forme o conhecido lago por trás das barracas.

“Não estamos fazendo cais de arrimo, levando em consideração o lago. Temos um lago atrás das barracas e vamos preservá-lo. Vamos ter estrutura elevada com esse píer, passarela para que as pessoas possam circular, tanto no período de seca, quanto de cheia do rio sem causar danos ao meio ambiente”, explicou o prefeito Nélio Aguiar.


Além da passarela, o projeto prevê, ainda, um píer de contemplação do rio e espaço para a prática de atividades físicas. Foto-Mauro Nayan

O projeto prevê ainda píer de contemplação do rio e espaço para as pessoas caminharem e praticarem atividades físicas. A ideia é proporcionar estrutura para que os restaurantes funcionem também à noite, possibilitando aos frequentadores do local mais uma opção de lazer e entretenimento, além de urbanização da área que hoje é usada como estacionamento, por trás das barracas.

As obras estão orçadas em R$ 3.800.926,63, sendo R$ 280.508,39 de contrapartida do governo municipal, e o restante de recursos provenientes do Ministério do Turismo, via emenda parlamentar do deputado federal José Priante. A empresa Moita Pessoa Serviços de Construção Ltda é a responsável pela execução dos serviços. Ao todo, 27% da obra já executada, com fundação e a cravação das estacas de concreto. A empresa responsável trabalha agora na estrutura da passarela, colocando pilares e escoramentos. Com o nível do rio mais cheio serão trabalhadas as lajes pré-moldadas.

O primeiro trecho da primeira etapa será entregue até julho deste ano. A segunda etapa continuará após a próxima vazante do rio, que deve ocorrer em meados do mês de setembro.

Com informações da Agência Santarém

Comentários