Informatica

Manaus-Temporal teve vento de 57 km/h e chuva que superou total do mês de agosto

O volume registrado em apenas uma hora supera, em pouco mais de 50%, toda a quantidade de chuva que atingiu Manaus no mês de agosto
 
O pico da velocidade dos ventos na capital amazonense foi atingido entre as 21h e 22h de ontem (Foto: Reprodução/ACrítica)

 As rajadas de vento durante a forte chuva que atingiu Manaus na noite desta sexta-feira chegaram à velocidade de 57,96 quilômetros por hora, de acordo com dados da Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além do vento forte, a quantidade de chuva também surpreendeu e superou todo o mês de agosto em apenas uma hora.

O pico da velocidade dos ventos na capital amazonense foi atingido entre as 21h e 22h desta sexta-feira, feriado de 7 de setembro. No intervalo entre as 20h e 21h, a velocidade máxima chegou a 48,24 quilômetros por hora, conforme o Inmet.

Para que se tenha uma ideia da velocidade dos ventos, pouco comum em Manaus, o pico atingido de quase 58 quilômetros por hora está no limite do grau 7 da Escala de Beaufort, que mede a intensidade deste tipo de fenômeno natural e a relaciona com os possíveis danos causados.

Pela Escala, que vai de 0 a 12, o vento em Manaus pode ser considerado Vento Forte. Caso tivesse superado os 61 quilômetros por hora, já estaria classificada como ventania.

Chuvas

Mas não foram apenas os ventos que surpreenderam na noite desta sexta-feira. A quantidade de chuva registrado somente entre as 21h e 22h foi de 31 milímetros. O volume registrado em apenas uma hora supera, em pouco mais de 50%, toda a quantidade de chuva que atingiu Manaus no mês de agosto - foram 20,2 milímetros em precipitações no período.

Com o total de chuvas desta sexta-feira, o mês de setembro, um mês tradicionalmente de muito calor no Amazonas, o volume acumulado de chuvas chega a 40 milímetros, o dobro do registrado em agosto.

Por  Dante Graça Manaus (AM)

Comentários