Grupo do Blog

sexta-feira, março 04, 2016

Veja a repercussão internacional da Lava Jato na casa do ex-presidente.

Perto das 8h40, Lula foi levado para o Aeroporto de Congonhas, em um carro descaracterizado, para depor à PF. Às 8h51, ele prestava depoimento dentro do aeroporto. Ele não foi preso e, após o depoimento, deve ser liberado.

Imprensa internacional destaca operação na casa de Lula
Polícia deflagra nova fase da Lava Jato na casa do ex-presidente.
Lula e presidente do Instituto Lula são alvos de condução coercitiva.
A 24ª fase da Operação Lava Jato é destaque na imprensa internacional nesta sexta-feira (4). A operação ocorre na casa do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, e em outros pontos em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. O Instituto Lulatambém é alvo da ação da PF.

O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será levado para prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. Às 8h41, ele foi levado para depor à PF em um carro descaracterizado e foi levado até o Aeroporto de Congonhas. Às 8h51, ele prestava depoimento dentro do aeroporto.

A rede britânica "BBC" destaca que o presidente foi levado a prestar depoimento na operação Lava Jato, que investiga acusações de corrupção e lavagem de dinheiro na Petrobras.
Operação envolvendo Lula é destaque na BBC (Foto: Reprodução/BBC)

A "Bloomberg" afirma que o mandado de busca na casa de Lula é "o toque mais dramático até agora em um escândalo de corrupção que chacoalha a nação e está se aproximando do centro de poder do país.".
Operação envolvendo Lula é destaque na Bloomberg (Foto: Reprodução/Bloomberg)

O também britânico "The Independent" também aponta que o Brasil foi "chacoalhado" pelo crescente escândalo na Petrobras, "que envolve dúzias de membros de seus negócios e o 'establishment' político e que pode implicar Lula".
Operação envolvendo Lula é destaque no The Independent (Foto: Reprodução/The Independent)

O jornal "Clarín", da Argentina, destaca que a operação da Polícia Federal na casa de Lula é “um marco da investigação da megafraude na estatal Petrobras”.

“A Justiça emitiu uma ordem de condução coercitiva a Lula da Silva para a sede da Polícia Federal em São Paulo onde será questionado sobre sua relação com uma casa de campo e um apartamento de frente para o mar, ambos no estado de São Paulo”, diz trecho da reportagem.
Site do Clarín destaca ida da PF na casa de Lula em São Bernardo; notícia é manchete do site (Foto: Reprodução)

No americano "The New York Times", a operação foi chamada como "urgente" em sua página de internet. A publicação ressalta que Lula tem sido envolvido em uma série de problemas legais relacionados, principalmente, a suas ligações próximas com construtoras que lucraram com contratos governamentais.

O jornal aponta ainda que o crescente escrutínio do ex-presidente tem levado a protestos de seus apoiadores.
Operação envolvendo Lula é destaque no New York Times (Foto: Reprodução/NYT)


Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário

Flash