Informatica

Governo do Amazonas lança novos editais do Programa de Comunicação Científica

Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lança dois editais do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – Comunicação Científica, o 027/2013 e o 028/2013, ambos destinados a profissionais e estudantes das áreas de Comunicação Social, Letras e Design.


Ao todo serão 56 vagas disponíveis para graduados e graduandos que tenham interesse em atuar na área de difusão científica considerando a produção de textos, imagens, áudios e demais produtos de comunicação relacionados à divulgação de pesquisas teóricas/aplicadas ou de inovação, bem como demais assuntos referentes à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Com os novos editais, o Programa de Comunicação Científica terá vigência de 24 meses e a previsão é de que a implementação ocorra a partir de março do próximo ano. As inscrições serão recebidas até às 13h, do dia 9 de janeiro de 2014. A divulgação do resultado sai a partir de fevereiro.

Etapas - A avaliação dos bolsistas profissionais e graduandos ocorrerá de acordo com as seguintes etapas: avaliação do currículo e histórico escolar, prova prática e entrevista. No caso das coordenações e subcoordenações serão analisadas propostas.

Linhas de ação - O Programa de Comunicação Científica conta com duas linhas de ação: a primeira, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), vai atuar no cenário nacional, como uma agência de comunicação científica, levando as informações sobre o que fazemos em termos de CT&I em nosso Estado para o restante do País.

A diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, explica que a linha de ação da Secti-AM fará um contraponto entre o que está sendo realizado no Amazonas e o que se faz nos outros Estados. Também apresentará o que há de novidade em termos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e no mundo, atuando como um amplo espaço de divulgação científica.

A segunda linha será coordenada pela Fapeam, e continua com foco no que acontece no Amazonas em termos de CT&I. Na nova formatação, o programa coordenado pela Fundação apresenta quatro eixos temáticos, sendo três voltados para a área de Comunicação Social, envolvendo o Portal da Agência de Notícias Fapeam, TV Fapeam e Rádio Com Ciência, e um eixo transversal, que abrange profissionais de áreas de apoio, como designers, publicitários e fotógrafos, vitais para o bom desempenho dessa linha de ação.

“Com esses quatro eixos temáticos, pretendemos oportunizar uma excelente comunicação científica e aproximar cada vez mais a ciência da sociedade”, informa Maria Olívia.

Vagas – As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 19 bolsistas vão atuar na Secti-AM e 37 na Fapeam.

O Programa de Comunicação Científica vem desde 2005 sendo aprimorado com o intuito de popularizar a área de CT&I no Estado. Para tanto, novas ferramentas de trabalho estão sendo introduzidas ao Programa, bem como outros produtos de comunicação que são demandados dos bolsistas.

“É um programa vitorioso, com visibilidade nacional, que tem, inclusive, servido de modelo para fundações de amparo à pesquisa de outros Estados, como Minas Gerais e Maranhão. A Fapeam foi convidada para participar de um evento técnico científico que está sendo realizado em Sergipe, para apresentar como funciona o nosso Programa de Comunicação Científica, para que os representantes das outras fundações de amparo à pesquisa possam tê-lo como modelo. É o Amazonas pautando os outros Estados na área de Comunicação Científica”, disse Maria Olívia.

A avaliação será realizada por um Comitê, de acordo com os critérios dos editais. A relação dos candidatos aprovados será divulgada no portal da Fapeam, e o extrato da Decisão com resultado será publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E).

A carga horária e valores das bolsas referentes ao Programa Comunicação Científica estão na Resolução Nº 009/2008 do Conselho Superior da Fapeam, disponível na página eletrônica da Fundação.

Comentários