Informatica

Semmas vai fazer vistoria na área urbana de Manaus

O trabalho é para identificar árvores que estão oferecendo riscos de desabamento, segundo Heitor Liberato
diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas.


Foto: MARCIO JAMES / SEMCOM

A intenção é concluir as vistorias no prazo de cinco dias

A grande quantidade de pedidos de corte e poda feitos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em virtude da ocorrência de temporais nos últimos dois dias, levou o órgão a montar uma força-tarefa com a finalidade de avaliar o risco de queda de árvores na cidade. Nesta quinta-feira (1°), técnicos do Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas saíram às ruas com a finalidade de atender parte dos 180 pedidos realizados junto ao setor. A intenção é concluir as vistorias no prazo de cinco dias. A ocorrência de temporais gera costumeiramente um temor na população em relação à existência de árvores no entorno das residências. De acordo com o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Heitor Liberato, não há motivo para pânico. Ao contrário do que muitos imaginam, as árvores são importantes aliadas da população ao funcionarem como barreiras para conter a velocidade dos ventos.


“É preciso que haja cuidados em relação à manutenção da árvore para que não haja comprometimento do seu estado fitossanitário”, avalia Heitor Liberato, dando como exemplo a necessidade de podas de condução, existência de área permeável no entorno da árvore e adubação. Segundo o diretor, as árvores quando bem cuidadas só oferecem benefícios. Durante o último temporal, ocorrido na noite da última terça-feira (30), houve registro de quedas de árvores em todas as zonas da cidade. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), está retirando todas as árvores que tombaram e podando as que tiveram suas ramificações danificadas.

O trabalho de vistoria, segundo Heitor, avaliará a condição das árvores apontadas como suspeitas de estarem sob risco de queda para saber qual o real procedimento a ser tomado. “Ao se deparar com o caso de uma árvore que, por exemplo, apresente uma copa ou galhos que possam comprometer a sua estabilidade, ou com raízes danificando o calçamento, a equipe técnica pode autorizar que seja feita uma poda ou aumento da área permeável, para que não haja afloramento das raízes”, explicou. A execução dos procedimentos de manejo da arvore é de responsabilidade do proprietário se a mesma estiver em propriedade particular. No caso de vias públicas, o responsável é a Prefeitura de Manaus ou a Amazonas Energia, se houver conflito com rede elétrica.

Comentários