Informatica

MMA NA GLOBO


*ARTHUR VIRGÍLIO
      
    Lisboa – Agora sim as Mixed Martial Arts – MMA – virarão mesmo esporte de massas no Brasil. O acerto entre o UFC dos irmãos Fertita e de Dana White e a Rede Globo levará a esse caminho.
          O Brasil tem muito dos maiores competidores do mundo e, no entanto, os eventos nacionais lutam heroicamente para sobreviver, a exemplo do Jungle Fight do amazonense Wallid Ismail; do Bitteti Combat, do muitas vezes campeão mundial de Jiu-Jitsu Amaury Bitteti, e mais algumas outras iniciativas.
          Nada tão grandioso como foi o Pride japonês ou mesmo o K1. Muito menos algo que se compare com a grandeza do UFC.
          Imagino que a feliz coincidência do acerto com a Globo e a vitória fantástica do brasileiro Júnior “Cigano” sobre Cain Velásquez, tirando-lhe o título mundial dos pesos pesados, abrirá as portas que faltavam em nossa terra.
          Excelente a iniciativa do governador Omar Aziz de promover, em 2012, uma edição do UFC em Manaus, no Sambódromo. Pelo que sei, já estaria tudo acertado entre o governo do Amazonas e a direção do evento.
          Seria uma excelente ocasião de vermos, pelo menos, dois lutadores amazonenses, o campeoníssimo José Aldo e o excelente Fredson Paixão, no card da programação.
          O combate vencido pelo novo campeão, Júnior “Cigano” dos Santos se deu numa edição impecável do Ultimate Fight Championship. Se excesso houve, ele talvez se tenha dado na confusão que o querido Galvão Bueno fazia entre luta, futebol e automobilismo.
          Mas valeu, de todo jeito.

          *Diplomata escreve semanalmente para o blog


Comentários