Informatica

Estados não atingem meta de vacinação

Relatório sobre a cobertura vacinal contra a gripe suína no Brasil aponta grandes diferenças entre os resultados dos Estados e do País.

Os dados do sistema do Ministério da Saúde, colhidos até o início da noite de ontem, mostram que, apesar de o País já ter cumprido a meta de vacinar 80% da população de crianças de 6 meses a 23 meses e 29 dias, na Região Norte o índice é de apenas 65,7%.

No Acre, apenas 50,7% das crianças visadas já foram atendidas. A região foi a mais afetada pela gripe no ano Além de atraso da vacinação do grupo, outro fator que pode explicar o resultado são problemas na digitação de dados sobre as coberturas vacinais.

Entre trabalhadores da saúde, população em que a meta foi atingida no País, também há diferenças nos Estados. No Mato Grosso, a cobertura é de 66%.O Paraná, que reivindica a vacinação de toda a população, e não só de grupos prioritários, já vacinou mais do que o previsto em grupos cuja imunização ainda não acabou.

No caso de doentes crônicos a cobertura já chega a 104%. O secretário estadual da Saúde, Carlos Moreira Júnior, nega que a vacinação esteja ocorrendo fora das regras. "É uma população difícil de estimar".A Prefeitura de São Paulo esclareceu que os dois postos onde faltaram vacinas por excesso de demanda já estão reabastecidos. Outros 40 postos consultados pela reportagem tinham a vacina.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

Comentários