Informatica

Roberto Cidade é eleito novo presidente da ALE

O parlamentar teve 16 votos em uma eleição tumultuada na Casa Legislativa

Manaus – O deputado estadual Roberto Cidade (PV) acaba de ser eleito novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) na tarde desta quinta-feira por 16 votos favoráveis. Ele disputou o cargo contra o deputado estadual Belarmino Lins (PP).

A eleição ocorreu após uma sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) que causou muita discussão nesta quinta-feira (03) no Plenário Ruy Araújo quando foi aprovada uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) na Comissão de Constituição e Justiça que altera data de votação para a presidência da casa. A regra determina que essa votação será realizada na última sessão do ano. A nova propositura estabeleceu qualquer data 30 dias antes do encerramento das atividades no ano corrente.

A pauta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e apresentada no plenário. Dos 20 deputados presentes por meio presencial e videoconferência, apenas os Abdala Fraxe, Saulo Viana, Joana Darc e Alessandra Campelo foram contrários.
Votaram na chapa 1 – Roberto Cidade

Adjuto Afonso, Álvaro Campelo, Carlinhos Bessa, Delegado Péricles, Dermisson Chagas, Mayara Pinheiro, Fausto Júnior, Felipe Souza, João Luiz, Josué Neto, Terezinha Ruiz, Ricardo Nicolau, Roberto Cidade, Serafim Corrêa, Sinésio Campos e Wiker Barreto.
Votaram na chapa 2 – Candidato Belarmino Lins

Abdala Fraxe, Alessandra Campelo, Augusto Ferraz, Belarmino Lins, Cabo Maciel, Doutor Gomes, Joana Darc e Saulo Viana.

Deputado estadual Roberto Cidade é eleito novo presidente da ALE (Foto: Divulgação)

Outra parlamentar contrária à votação foi a deputada Joana Darc, que igualmente criticou que o ex-aliado do governador, Roberto Cidade, teria até tentado “comprar” votos dos deputados.

A deputada Alessandra Campelo voltou para o plenário e também criticou Roberto Cidade e disse que havia recebido um ‘print’ de uma mensagem.

O presidente da ALE, deputado Josué Neto anunciou que um recesso de 1 hora para a formação de chapas que vão concorrer a mesa diretora da Assembleia no biênio 21-22. A votação ocorre às 17h15.

Fonte: D24am.

Comentários