Informatica

Começa hoje (14) Festival do Charutinho em Ponta de Pedras

Charutinho frito e crocante é a principal atração gastronômica do Festival.Além das belezas naturais e das pedras gigantes que inspiraram o nome de uma das praias mais exóticas do Tapajós, Ponta de Pedras é destino certo dos turistas pela sua gastronomia. É na praia, que fica as margens do rio Tapajós, que os visitantes encontram o petisco mais famoso do lugar. O Charutinho.

O peixe, encontrado no rio que lava as areias de ponta de Pedras, é o carro chefe dos restaurantes da comunidade. Dona Vera Lúcia Gentil trabalha na praia há 20 anos e conta que foi com a renda do petisco e de outros pratos tradicionais comercializados que criou as filhas. Ela até dá uma dica pra quem pretende tentar reproduzir a receita em casa. “O processo é bem fácil. É só temperar e colocar para fritar quando o óleo estiver bem quente. O segredo é deixar bem fritinho para ficar crocante”.

A iguaria é tradicional na comunidade. Tanto que dá nome à festa realizada desde 2002 pelos moradores. Festival do Charutinho.

O evento, que está em sua 17ª edição, inicia hoje (14) com uma programação voltada para os comunitários. Eles participam de uma celebração religiosa na praia. “Nós aproveitamos para agradecer pelo ano e pedir que o Festival seja abençoado”, disse o representante da Associação de Moradores, Anivaldo da Silva.

No feriado (15), a festa começa para o público, mas a abertura oficial está marcada para sábado às 10h. Mais tarde, às 19h, acontecem apresentações de danças folclóricas e da Garota Charutinho 2019 e, domingo, o Festival ocorre durante todo o dia com encerramento marcado para às 20h.


Festival movimentou rotina dos pescadores de Ponta de Pedras.O evento é realizado pela Associação de Moradores da comunidade de Ponta de Pedras com apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), por meio da empresa contratada Consulte e da Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Cultura (Semc), Infraestrutura (Seminfra) e Turismo (Semtur).

O turismo é a principal fonte de renda das 85 famílias que vivem na comunidade. Seu Anilvado conta que a festa ajuda a melhorar o faturamento dos comunitários. “Estamos esperando 10 mil pessoas no evento. E estamos preparados para vender 800 kg só de charutinho, sem contar outros tipos de peixe que também usamos nos nossos pratos”.

Além da porção de charutinho, vendida de R$12.00 a R$15.00 nas barracas a beira da praia, outros petiscos famosos como o bolinho de piracuí, isca de pirarucu e pratos tradicionais à base de peixe e galinha são servidos ao público.

“Nós fazemos questão de apoiar a comunidade com a realização do Festival do Charutinho pra valorizar a gastronomia regional que é um dos nossos atrativos e cresceu muito nos últimos anos. E os comunitários estão inovando. Esse ano também vai ser oferecido isca de acari ao público que é uma novidade que está sendo preparada para o Festival. Então nós vamos continuar incentivando o empreendedorismo dentro de Ponta de Pedras, onde o turismo é a principal fonte de renda dos moradores, e também vamos incentivar outras comunidades para mostrar ao turista que nossas riquezas não são apenas as belezas naturais. Nossa cultura também é um atrativo”, disse o secretário municipal de turismo, Diego Pinho.

Como chegar

Localizada a 35 km de Santarém, a comunidade de Ponta de Pedras tem acesso terrestre e fluvial. Por via terrestre, são 23 km pela rodovia Everaldo Martins (PA-254) e mais 12 km de estrada de terra no ramal de acesso localizado na margem direita da rodovia.

  Agência Santarém

Comentários