Informatica

Vestibular da UEA tem mais de 8,3 mil faltosos

Provas do Vestibular da Universidade Estadual do Amazonas foram realizadas neste domingo (27) e segunda-feira (28). Gabarito será divulgado nesta terça (29) e a lista dos aprovados sai no dia 17 de dezembro


Foto: Joelma Sanmelo/UEA

Manaus- O último dia de provas do Vestibular 2019, acesso 2020, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), registrou a ausência de 8.343 candidatos nesta segunda-feira (28). O número corresponde a 22,76% do total de inscritos, tanto em Manaus como no interior do estado. Ao todo, 1.727 vagas são oferecidas.

No primeiro dia do Vestibular, que iniciou no domingo (27), a Universidade registrou 7.713 abstenções, ou seja, 21,05% do total de inscritos em todo o Amazonas.

Na abertura do portão da Escola Normal Superior (ENS), o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, comentou sobre o número de abstenções. Para a Gestão Superior, o índice de faltosos está dentro da normalidade.

“O número que está dentro da média desses últimos anos. No ano passado, registramos um total de 18% de abstenções. (...) A maior parte das pessoas que não vieram realizar as provas geralmente não estava motivada a fazê-la. Pouquíssimas perderam por atraso ou transporte”, disse.

O reitor destacou ainda que o processo deste ano foi tranquilo, tanto na capital como em todos os municípios do estado onde aconteceu o certame.

“O certame funcionou muito bem em todo o estado. Foi uma operação grande e um momento importante para o Amazonas e para a UEA. Estamos de braços abertos para receber os 3.379 novos alunos (Vestibular e SIS). Queremos esses cérebros aqui conosco para desenvolver ainda mais o estado do Amazonas”, completou.

O gabarito do exame será divulgado terça-feira (29), no portal da UEA a partir das 20h (horário de Manaus). Já a lista com os nomes dos aprovados será no dia 17 de dezembro.

A estudante e concorrente a uma vaga para o curso de Direito, Camila Coelho, antes da prova afirmou ter revisado todo o conteúdo na noite passada, para não errar na hora de marcar as alternativas certas no exame.

“Passei o ano inteiro estudando para esse Vestibular. Apesar do meu nervosismo no primeiro dia de prova, vi que poderia me sair bem no segundo dia e passei a noite revisando assuntos importantes que sempre são explorados nos exames. Hoje, estarei mais certa das respostas e muito mais confiante na minha aprovação”, disse a estudante.

Já a concorrente a uma vaga do curso de Administração, Simone Siqueira, enfatizou também a dedicação para esse certame. Ela acrescenta que, além do conhecimento, é necessário concentração, determinação e confiança na hora da prova.

“Estou com uma expectativa muito boa em relação ao segundo dia de prova. Há anos não participava de um Vestibular. Porém, me preparei bastante para esse exame, principalmente porque estou concorrendo a uma vaga no curso com que eu me identifico. Estou perseverante no meu propósito”, pontuou.

Com informação do Portal A Crítica


Comentários