Informatica

Registro de queimada é reduzida no amazonas

O Estado do Amazonas reduziu em mais de 78% o número de focos de calor nos primeiros sete dias de setembro, em relação ao mesmo período em 2018.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com a queda, o estado caiu de 3º para 5º no ranking da Amazônia Legal e deixou de ter municípios na lista dos 10 primeiros municípios com mais focos de calor no país.

Os dados mostram que, entre os dias 1º e 7 de setembro de 2019, o Amazonas registrou 561 focos de calor. Em 2018, no mesmo período, o estado teve 2.603 focos.

O município de Apuí, a 347 quilômetros de Manaus, apresentou uma das maiores reduções, caindo para 8º lugar no ranking dos municípios do Amazonas com mais focos. Nos primeiros cinco dias do mês, o município registrou apenas 12 focos de calor.

Para o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, o trabalho em conjunto com o Exército Brasileiro tem sido essencial para o fortalecimento das ações e a diminuição dos danos à Amazônia.


Sul do Amazonas

Dos dez municípios com mais focos, oito estão no Sul do Estado. A região é o foco das operações Curuquetê e Verde Brasil, realizadas pelo Governo do Amazonas e Governo Federal.

Em dois dias, dois empreendimentos em Apuí e Humaitá, a 590 km da capital, foram multados em mais de R$ 4,27 milhões por queimadas, desmatamento ilegal e produção de carvão sem licença.


Ação integrada

A operação é realizada em conjunto pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), órgãos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Defesa Civil do Amazonas, Polícia Federal e Exército Brasileiro.

A cidade de Humaitá foi escolhida como base da operação, e o município de Apuí também atua como ponto de apoio das ações em campo das tropas de combate às queimadas e desmatamento ilegais.

Leia matéria no G1.

Comentários