Informatica

Não estrague sua citação! aprenda a usar o [SIC]

Você provavelmente já se deparou com essa expressão por aí, mas, afinal, o que significa sic? Saiba que essa é uma informação importante para constar, ou não, em suas citações de trabalhos acadêmicos. Então, vamos ao conceito.

O que significa sic: conceito

Sic é um advérbio latino, e não uma sigla, que significa “desse modo”, “assim mesmo”, “exatamente assim”. É como se você dissesse: “Olha, essa palavra (frase) estranha está exatamente assim na fonte original, o erro não é meu”.

Já vi em alguns trabalhos, talvez pelo fato da pessoa não saber exatamente o que significa sic e quando utilizá-lo, o uso do termo em todas as citações do texto, ou seja, imagino que a pessoa havia entendido que deveria usar sic em toda e qualquer citação, o que não é seu correto significado.

Outro ponto que parece detalhe, mas também é importante, é o posicionamento das aspas antes ou depois do ponto.

Quando o sic é utilizado

Sabendo-se o que quer dizer sic, é importante saber como utilizá-lo. O advérbio sic é utilizado em citações diretas quando você quer mostrar que alguma expressão, por mais estranha que pareça, está escrita exatamente daquele modo na fonte da informação. 
Utilização do sic nas normas da ABNT

Esclarecido o que significa sic, vamos à sua utilização nas normas da ABNT. A NBR 10520 orienta que o termo sic seja utilizado entre colchetes logo após o termo de grafia “exótica”. Veja abaixo alguns exemplos:

Como utilizar sic na citação?
Pois bem, para aclarar como usar o sic nas citações de nossos trabalhos acadêmicos, vamos à uma utilização prática.
Exemplo: “Afirma o autor que a troneira [sic] está aberta”.

Caso a mesma expressão apareça escrita da mesma maneira estranha várias vezes, você deve usar a expressão [sic passim], que seria algo do tipo “assim mesmo em todo lugar”.

Usar ou não usar sic?

Então, essa é uma questão por muitos discutida. No meio acadêmico criou-se a expressão “sicar”, que significa o ato de mostrar o erro cometido pelo autor da determinada citação.

Alguns autores recomendam que, por questões éticas, o sic não seja utilizado, já que, sendo um citação direta e entre aspas, você já estaria indicando que tudo o que ali está foi transcrito exatamente como o original, sendo desnecessária a utilização do temo sic para mostrar algum eventual erro.

Lembrando a utilização do sic pode ser feita tanto em citações de livros como de textos da internet como Wikipédia e outros.

* Waltter Júnior Artigos, Estudo Administração

Comentários