Informatica

Mulher dá à luz no chão da maternidade Ana Braga



Caso ocorreu em uma maternidade na Zona Leste de Manaus.
Bebê nasceu no chão do corredor da unidade.

Momento após mulher dar luz ao bebê no chão da maternidade — Foto: Arquivo Pessoal

Era madrugada do dia 31 de dezembro de 2018 quando a dona de casa Débora Ferreira de Sena, de 40 anos, deu à luz ao seu sexto filho: um menino. A família dela, no entanto, conta que o parto foi realizado de forma "desumana". Em um vídeo gravado pela própria família, a mulher aparece em trabalho de parto no chão de um corredor da Maternidade Ana Braga, na Zona Leste de Manaus. Ao G1, familiares denunciaram o descaso e a falta de auxílio médico durante o parto.
Por conta deste caso, a direção da Maternidade Ana Braga, por meio da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), informou que investiga a responsabilidade pelos atendimentos e que deve tomar as medidas administrativas junto ao Instituto de Ginecologia e Obstetrícia do Amazonas (Igoam), empresa contratada para prestar os referidos serviços, onde solicitará a substituição dos profissionais que não correspondem aos protocolos de atendimento padrão da unidade.


Débora Ferreira recebeu alta dois dias depois do parto. A criança segue internada.

O caso teve início por volta das 1h30 da madrugada do dia 31. A gestante sentiu as primeiras dores e foi levada pelo irmão, Robson Maciel, de 33 anos, até a maternidade. Ao chegarem à unidade, ouviram do médico que as dores eram "normais". Horas depois, a bolsa estourou.
“Chegamos na maternidade, foi feita a consulta com o médico e ele pediu que ela [gestante] voltasse uma hora depois. Ou seja, ela saiu do consultório do médico 2h15 e teria que voltar às 3h15. A gente voltou pra casa, ela tomou um remédio, caso fosse só uma dor, mas as dores se agravaram. Conforme o tempo solicitado, retornamos para a maternidade. No meio do caminho, a bolsa estourou”, explicou Maciel.
Ao retornarem à unidade, com o auxílio de uma cadeira de rodas, a mulher foi levada até o consultório médico. Informaram então, que a gestante seria atendida apenas às 6h.
“Pela análise dele [médico], faltavam dois centímetros para terminar a dilatação. Ela saiu da sala dele às 4h e foi quando começaram os momentos de tortura. Iniciou as dores, ela começou a chorar e o médico dizendo que ainda não estava na hora. Chamamos ele três vezes para socorrer minha irmã e ele dizendo que eram normais as contrações - que ainda não estava na hora, que era apenas 6h”, disse.
"Chamamos o médico três vezes para socorrer minha irmã e ele dizendo que eram normais as contrações".
A família conta que após pedir ajuda por mais de meia hora, a grávida precisou deitar no chão e, ali mesmo, entrou em trabalho de parto.
“Chamamos e ninguém foi prestar socorro. Então minha irmã pediu para eu deitar ela no chão, sendo que ela já tinha perdido muito líquido, não estava mais aguentando e o bebê já ia nascer. A gritaria de outras mães chamou a atenção de um enfermeiro. Ele viu a situação e chamou um médico. Ele [médico] veio e fez somente a retirada do bebê. Colocou na barriga da mãe, cortou o cordão umbilical se retirou para chamar um maqueiro”, relatou Maciel.

Bebê segue internado na maternidade — Foto: Arquivo Pessoal
Ao reclamar do atendimento, o irmão foi confrontado por um maqueiro que alegou que o ocorrido era ''normal''. Ele questionou as condições, mais uma vez. O médico retornou e reforçou o discurso do enfermeiro.
“Estar em um chão gelado não é normal. Foi nesse momento que o médico voltou para terminar os procedimentos e disse: a criança, quando tem que nascer, nasce em qualquer lugar”, afirmou.
Em seguida, o maqueiro chegou para retirar a gestante do chão. A família conta que, antes disso, o médico teria pedido para ela amamentar a criança no chão. A mãe se negou a prosseguir com as coordenadas.
Débora foi retirada do chão e levada para um local apropriado. A família informou que a direção do hospital ainda não se pronunciou “nem para realizar um pedido de desculpa”. O hospital colocou, apenas, um segurança de prontidão para controlar um eventual tumulto.

Familiares aguardam por boas notícias do bebê, em casa — Foto: Eliana Nascimento/G1
A mãe recebeu alta, mas o bebê dela ainda passa por exames e não deixou o hospital.
“Estão suspeitando que a criança tenha Síndrome de Down. No pré-natal, a gente [família] já estava ciente de que era uma gravidez de risco, pela idade avançada dela. Todo o pré-natal foi feito como uma gravidez de alto risco. Sobre o bebê, os médicos já fizeram vários exames, ela pede o resultado, mas ninguém dá resposta".



*Por Eliana Nascimento, com supervisão de Isabella Pina.

Comentários