Informatica

Wilson Lima derrota a velha política do amazonas

Dos cinco maiores redutos eleitorais do interior do Estado, o candidato da coligação Transformação por um novo Amazonas, que passará a governar o Estado a partir do dia 1º de janeiro, venceu em quatro. Ficou à frente em Itacoatiara, Manacapuru, Parintins e Tefé. Perdeu somente em Coari.
 
Foto: Junio Matos

O resultado da eleição para o governo do Amazonas realizada nesse domingo (28) mostra que o vencedor do pleito, Wilson Lima (PSC), ganhou em 16 municípios do interior e na capital do Estado, enquanto o candidato à reeleição Amazonino Mendes (PDT) recebeu mais votos em 45 cidades do Amazonas.

A melhor performance em termos proporcionais do governador eleito se deu em Iranduba, município vizinho a Manaus, que integra a Região Metropolitana. O jornalista obteve 69,70% do total, o que representa 16.146 votos contra 30,30% de Amazonino (7.020). O segundo melhor resultado de Wilson ocorreu em Manaus, o maior colégio eleitoral do Estado.
Publicidade

Na capital, ele marcou 66,70%, um universo de mais de 702 mil votos. Amazonino, que assumiu o posto de governador tampão em outubro do ano passado, registrou apenas 33,30% (350,9 mil votos).

O resultado mais expressivo de Amazonino Mendes, em números percentuais, foi em Juruá com 82,46% dos votos, contra 17,54% de Wilson.

Com informações  Acritica.com Manaus

Comentários