Informatica

Sespa garante atendimento médico em Barcarena

Contando com três consultórios, o serviço tem parceria da Fundação Pro Paz e Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena

Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará

A unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) prossegue desta terça-feira (6) a sábado (10) o atendimento às comunidades localizadas às proximidades da área afetada pelos dejetos da Hydro no município de Barcarena. Contando com três consultórios, o serviço tem parceria da Fundação Pro Paz e Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena.

De 2 a 4 de março, o atendimento ocorreu na comunidade Bom Futuro; de segunda (5) a quarta (7), vai à comunidade de Bujaruba; e de quinta (8) a sábado (10), à Vila Nova. Segundo diretor de Vigilância Ambiental da Sespa, Rodrigo Bentes, até o próximo sábado a unidade móvel oferece consultas com um médico pediatra da própria Sespa, um clínico da Hydro e um clínico da Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena.

Além disso, às terças e quintas-feiras, médicos especialistas estarão em Unidades Básicas de Saúde atendendo aos pacientes que passaram por triagem. “Então, do dia 6 a 8, um gastroenterologista da Sespa e um dermatologista da Hydro atenderão na UBS Jardim Cabano; e de 13 a 15 de março, os mesmos especialistas estarão na UBS Vila Nova”, explica.

Balanço – Entre os dias 2 e 4 de março, na unidade móvel instalada na comunidade Bom Futuro, foram feitas 142 consultas com clínico geral e 47 com pediatra, havendo encaminhamentos para consultas especializadas em dermatologia, odontologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. No dia 5, na comunidade Burajuba, foram feitas 52 consultas com clínico e 38 com pediatra, havendo encaminhamentos para consultas em cardiologia, oftalmologia, dermatologia, ortopedia e endocrinologia.

As famílias continuam a receber garrafões de água mineral. Houve um aumento no fornecimento, que está assim distribuído: são dois garrafões para família de duas pessoas; três para família de três a quatro pessoas; cinco garrafões para família de cinco a seis pessoas; sete para família de sete a oito pessoas; oito garrafões para família de oito a nove pessoas; e dez garrafões para famílias de dez a 11 pessoas. As famílias com mais de 11 pessoas recebem dois garrafões a mais. “Também prossegue a distribuição de água por meio do carro pipa”, observa o diretor.

Toda quinta-feira, em todas as localidades, o Laboratório Central do Estado (Lacen) faz coletas de amostras de água para aferir se o líquido está próprio para consumo humano. “Precisamos ter uma avaliação espacial e temporal para identificarmos se a possível contaminação encontrada está reduzindo ou aumentando em cada área”, diz Rodrigo Bentes. Assim, permanecem sob monitoramento as comunidades Vila Nova, Bom Futuro, Burajuba, Murucupi, Jardim Cabano, Itupanema e Jardim Paraíso.

Por Roberta Vilanova

Comentários