O empreendimento será dotado de um terminal de passageiros com 3,6 mil metros quadrados de área construída
Foi publicada na edição desta sexta-feira (16), do Diário Oficial do Estado, o Termo de Homologação do processo licitatório para construção do terminal hidroviário de cargas e passageiros do município de Santarém, na região oeste do Pará. Após constatar que todo o trâmite ocorreu de maneira legal, a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado (CPH) declarou vencedor o Consórcio Tapajós.
Construído com recursos oriundos da Caixa Econômica Federal, por meio de contrato de financiamento firmado com o Governo do Estado, o terminal de Santarém está orçado em R$ 59.884.105,61. A estrutura portuária vai finalmente atender a demanda de trabalhadores, donos de embarcações e da população. A expectativa, segundo a CPH, é que o terminal receba em média duas mil pessoas por dia.
O terminal será instalado no bairro da Prainha, no espaço onde funcionou a antiga fábrica da Tecejuta. Ele será dotado de um terminal de passageiros com 3,6 mil metros quadrados de área construída e contará com a seguinte estrutura: embarque e desembarque de passageiros; guichês para venda de passagens; guarda-volume; banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais; fraldário; praça de alimentação com 404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para órgãos intervenientes (Arcon, Juizado, Conselho Tutelar, Sefa, Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Militar); quiosques de informações e loja; escada rolante e plataforma vertical.
O empreendimento contará, também, com área para estacionamento, com 120 vagas para carros (90 para motos e 60 para bicicletas) e terá, ainda, ponto de táxi e paradas para ônibus e micro-ônibus. Já o terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área para uso das empresas de transporte fluvial.
A estrutura naval terá um píer flutuante com 3.600 m², oito fingers de atracação (4,00 x 15,00 metros), rampa metálica bi-articulada de 10 x 70 metros para acesso ao flutuante e passarela em concreto de 2.494 m², com circulação separada entre passageiros e cargas. Ela terá capacidade para atracação de 17 embarcações ao mesmo tempo, de maneira organizada.
Nos próximos dias deve ser assinada a Ordem de Serviço para início imediato da obra. O terminal hidroviário de Santarém soma-se a outros seis já em construção (Santana do Tapará, Curuá, Almeirim, Prainha, Terra Santa e Faro) que devem impulsionar e melhorar o transporte fluvial na região oeste e dinamizar a economia dos municípios. O investimento total é de mais de R$ 80 milhões, fruto de financiamento entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal.
Por Samuel Alvarenga
Foi publicada na edição desta sexta-feira (16), do Diário Oficial do Estado, o Termo de Homologação do processo licitatório para construção do terminal hidroviário de cargas e passageiros do município de Santarém, na região oeste do Pará. Após constatar que todo o trâmite ocorreu de maneira legal, a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado (CPH) declarou vencedor o Consórcio Tapajós.
Construído com recursos oriundos da Caixa Econômica Federal, por meio de contrato de financiamento firmado com o Governo do Estado, o terminal de Santarém está orçado em R$ 59.884.105,61. A estrutura portuária vai finalmente atender a demanda de trabalhadores, donos de embarcações e da população. A expectativa, segundo a CPH, é que o terminal receba em média duas mil pessoas por dia.
O terminal será instalado no bairro da Prainha, no espaço onde funcionou a antiga fábrica da Tecejuta. Ele será dotado de um terminal de passageiros com 3,6 mil metros quadrados de área construída e contará com a seguinte estrutura: embarque e desembarque de passageiros; guichês para venda de passagens; guarda-volume; banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais; fraldário; praça de alimentação com 404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para órgãos intervenientes (Arcon, Juizado, Conselho Tutelar, Sefa, Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Militar); quiosques de informações e loja; escada rolante e plataforma vertical.
O empreendimento contará, também, com área para estacionamento, com 120 vagas para carros (90 para motos e 60 para bicicletas) e terá, ainda, ponto de táxi e paradas para ônibus e micro-ônibus. Já o terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área para uso das empresas de transporte fluvial.
A estrutura naval terá um píer flutuante com 3.600 m², oito fingers de atracação (4,00 x 15,00 metros), rampa metálica bi-articulada de 10 x 70 metros para acesso ao flutuante e passarela em concreto de 2.494 m², com circulação separada entre passageiros e cargas. Ela terá capacidade para atracação de 17 embarcações ao mesmo tempo, de maneira organizada.
Nos próximos dias deve ser assinada a Ordem de Serviço para início imediato da obra. O terminal hidroviário de Santarém soma-se a outros seis já em construção (Santana do Tapará, Curuá, Almeirim, Prainha, Terra Santa e Faro) que devem impulsionar e melhorar o transporte fluvial na região oeste e dinamizar a economia dos municípios. O investimento total é de mais de R$ 80 milhões, fruto de financiamento entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal.
Por Samuel Alvarenga
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