Informatica

Boto Tucuxi o grande campeão

Com um ponto a mais, Tucuxi vence Festival dos Botos do Çairé e desempata competição.

O Tucuxi foi o campeão do 19º Festival dos Botos do Çairé. O resultado foi divulgado no início da noite desta segunda-feira (25), no Lago dos Botos. A agremiação trabalhou o tema "A expressão do Çairé", mostrando origens antes da chegada dos jesuítas a Santarém. Este é o décimo título do Tucuxi, que passou à frente do rival Cor de Rosa que tem um título a menos.

Da Redação - Agência Santarém
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, noite, chapéu e atividades ao ar livre
A soma da pontuação dos jurados foi de 475,5, um a mais do que Cor de Rosa, que ficou com 474,5 pontos. "O diferencial está em conseguirmos uma equipe solidificada. Nosso Boto está anos-luz à frente do outro.Criamos uma equipe de trabalho valorizando os artistas de nossa terra", explicou o presidente do Tucuxi, Ediberto Ferreira.

Foram encenadas a lenda da cobra grande, foram mostrados personagens e alegorias de destaque, como o curandeiro, a rainha da festa no barracão com mastros, canoa com imagens de Nossa Senhora da Saúde. Também foi valorizada a produção de mandioca, farinha, entre outros alimentos regionais. A Rainha do Lago Verde entrou em cena com um cardume de botos representando a protetora dos animais marinhos. Ao final, a sedução foi interpretada pela primeira vez dentro da água, num recipiente posto numa estrutura para que coubessem o boto homem encantador e a cabocla borari.

Foram avaliados 16 itens: Apresentador, Cantador, Rainha do Çairé, Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Boto Homem, Encantador, Boto Animal Evolução, Rainha do Lago Verde, Carimbó, Organização do Conjunto Folclórico, Alegorias, Letra e Música, Ritual, Torcida, Sedução.

O vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, declarou estar satisfeito com o resultado da festa do Çairé como um todo. "Parabenizamos a população que contribuiu para que esta festa fosse bonita. Não tivemos incidentes, graças a Deus. Parabenizamos a Secretaria Municipal de Cultura que organizou e a população se encarregou em fazer a festa cada vez mais bonita. A presença do público aqui foi uma prova do que o que temos a oferecer é o melhor. Tem que ser levada a nossa cultura aquilo que realmente somos, a cultura da floresta. Santarém não representa o Çairé apenas para os santarenos, mas também para os brasileiros e leva para o mundo".

João Machado jornalistamachado23@gmail.com

Comentários