Informatica

Santareno Héricles vai ao Campeonato Brasileiro de Canoagem

O atleta santareno Héricles, de 20 anos, apoiado pelo Governo do Estado, participará do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Curitiba-PR.

Destaque da canoagem na região oeste do Pará, Héricles Miranda tem um novo desafio. O atleta santareno, de 20 anos, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), participará entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Curitiba-PR.

O Campeonato reúne grandes nomes deste esporte e é considerada a grande prova do calendário nacional da modalidade. Lá estarão presentes atletas de todo o Brasil, incluindo os da Seleção Brasileira de Canoagem, que disputaram os Jogos Olímpicos Rio 2016. Héricles e seu treinador viajam já na próxima semana para Curitiba, para um período de aclimatação, para se ambientar às baixas temperaturas que fazem neste período do ano na região Sul do Brasil.

Para competir de igual para igual com atletas de todo o Brasil, Héricles trabalha duro e diariamente tem uma intensa rotina de treinos, nas águas do Rio Tapajós, além de uma alimentação balanceada. Ele é acompanhado por seu irmão Jackson Thomas Miranda, atual treinador, com quem iniciou sua carreira aos 11 anos de idade. No Brasileiro, Héricles tentará medalhas na categoria Sênior K1, K2 e K4 em provas de 200 metros.

“Para mim é a competição mais esperada do ano. É onde se reunirão atletas de todo o Brasil, atletas que estavam nas Olimpíadas e que integram a Seleção Brasileira. Eu espero alcançar bons resultados, tendo em vista o trabalho que fizemos durante os treinamentos por quase oito meses. Espero trazer medalhas, mas caso não venham as medalhas, espero ficar entre os melhores do Brasil, mais uma vez, e se tudo der certo, que eu possa ingressar na Seleção Brasileira, na categoria Sub-23, no ano que vem”, disse Héricles.

O atleta, estudante do curso de Educação Física e associado à Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (Ascae), iniciou no esporte aos 11 anos, competindo ao lado do irmão. Em 2013 começou a participar de competições de alto rendimento, em nível nacional.

Héricles vem ganhando destaque no cenário brasileiro com grandes resultados: 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona Ecoturismo/XXXI Travessia do Rio Araguaia, na cidade de Aruanã-GO (2014); 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, realizado em Redenção da Serra –SP (2014) - competição na qual conseguiu o índice para participar do mundial em Oklahoma, nos EUA -; 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, em Palmas – TO e 3º lugar no Controle Nacional II de Canoagem de Velocidade, realizado em Curitiba – PR (2016).

Incentivo

Devido aos expressivos resultados, Héricles concorreu e foi selecionado para receber o Bolsa Talento, um programa implantado pelo Governo do Pará em 2000, com objetivo de estimular o desenvolvimento físico, social e psicológico do atleta, trabalhando com as modalidades semiolímpicas, olímpicas, amadoras e paralímpicas. O incentivo mensal pago no valor de R$ 1.018,67 contribui para o pagamento de despesas do atleta com o esporte, auxiliando-o a competir em alto nível.

Além do incentivo financeiro, o Governo do Estado, por meio da Seel, implantou no início deste mês, nos municípios de Santarém e Oriximiná, no Baixo Amazonas, dois polos do Pará Aquático, programa que visa revelar e garantir a formação de novos talentos da Canoagem, atendendo jovens, principalmente os de baixa renda, na faixa etária dos 13 aos 18 anos.

Por Samuel Alvarenga
Agência Pará
Editado.

Comentários