Postagem em destaque

Com altos níveis de mercúrio no sangue, santarenos estão sob risco de efeitos tóxicos

Professora Doutora, Heloísa avaliou os níveis de concentração de mercúrio no sangue de pessoas que vivem na região de Santarém. Décadas...

Grupo do Blog

quarta-feira, março 02, 2016

Manaus, Belém e Maranhão sofrem com apagão.

Um problema em uma subestação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí deixou moradores do Pará, Maranhão e Amazonas sem energia elétrica no início da manhã desta quarta-feira (2). Vários bairros da capital paraense como Nazaré, Batista Campos, Jurunas, Marco, Guamá, Sacramenta, Pedreira e Cremação ficaram sem energia elétrica. Na capital amazonense, os bairros afetados foram Dom Pedro, Alvorada e Ponta Negra na zona Centro-Oeste da cidade. Somente parte do Maranhão foi afetada.

O Portal Amazônia entrou em contato com as Centrais Elétricas do Pará (Celpa) que admitiu que um problema afetou o sistema de geração e transmissão da Eletronorte, atingindo clientes das distribuidoras de energia dos estados do Pará, com exceção de uma pequena parte da região Sul, Manaus e parte do Maranhão. Parte do fornecimento já está sendo normalizado no Pará desde às 9h30min, e o restante previsto para normalização total às 11h.

A assessoria da Eletronorte explicou por telefone que o problema aconteceu em uma subestação de uma empresa acessante.

Por meio de nota, a Eletrobras Distribuição Amazonas informou que às 7h24 houve desligamento da Linha de Transmissão 500kV Tucuruí-Manaus que afetou parte das cidades de Manaus e Iranduba. O fornecimento de Tucuruí foi restabelecido às 8h23 normalizando 100% das 2 cidades às 8h40.

Relatos nas redes sociais

A pedagoga Valéria Rosa relatou que a energia foi embora às 8h da manhã e normalizou 1h40min depois. Na escola em que atua, as crianças seriam liberadas, no entanto a energia foi normalizada. O jornalista Murilo Moura, também registrou o apagão em rede social. Ele relata o caos no trânsito da capital do Pará e cidades próximas como Marituba, telefones celulares e fixos que pararam de funcionar e hospitais funcionando com a ajuda de gerador. No post, também há registro de falta de energia em Santarém, município a 1,520 quilômetros de Belém.

Confira nota oficial da Celpa

Na manhã desta quarta-feira (02), por volta das 8h30, paraenses sentiram o impacto causado pelo defeito de um equipamento do sistema de Transmissão de 500KV, causando a saída completa da Subestação de Tucuruí, de responsabilidade da Eletronorte.

O problema afetou o sistema de geração e transmissão da Eletronorte, atingindo clientes das distribuidoras de energia dos estados do Pará, com exceção de uma pequena parte da região Sul, Manaus e parte do Maranhão. Parte do fornecimento já está sendo normalizado no Pará desde às 9:30h, e o restante previsto para normalização total às 11:00h.

Equipes da Celpa mantiveram contato com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com Eletronorte desde que foram informadas do ocorrido. As causas do dano nos equipamentos ainda estão sendo apuradas pelas instituições envolvidas.

A Celpa informa que tem atuado com a máxima urgência para interligar suas cargas ao sistema de transmissão da Eletronorte. E que fez uma força-tarefa para manter seus clientes informados através dos líderes das regionais do Estado e atualização de notícias nas redes sociais. Diz ainda que a Central de Atendimento sofreu impacto por conta da suspensão do fornecimento, mas já está funcionando normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário

Flash