Informatica

Manaus, Belém e Maranhão sofrem com apagão.

Um problema em uma subestação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí deixou moradores do Pará, Maranhão e Amazonas sem energia elétrica no início da manhã desta quarta-feira (2). Vários bairros da capital paraense como Nazaré, Batista Campos, Jurunas, Marco, Guamá, Sacramenta, Pedreira e Cremação ficaram sem energia elétrica. Na capital amazonense, os bairros afetados foram Dom Pedro, Alvorada e Ponta Negra na zona Centro-Oeste da cidade. Somente parte do Maranhão foi afetada.

O Portal Amazônia entrou em contato com as Centrais Elétricas do Pará (Celpa) que admitiu que um problema afetou o sistema de geração e transmissão da Eletronorte, atingindo clientes das distribuidoras de energia dos estados do Pará, com exceção de uma pequena parte da região Sul, Manaus e parte do Maranhão. Parte do fornecimento já está sendo normalizado no Pará desde às 9h30min, e o restante previsto para normalização total às 11h.

A assessoria da Eletronorte explicou por telefone que o problema aconteceu em uma subestação de uma empresa acessante.

Por meio de nota, a Eletrobras Distribuição Amazonas informou que às 7h24 houve desligamento da Linha de Transmissão 500kV Tucuruí-Manaus que afetou parte das cidades de Manaus e Iranduba. O fornecimento de Tucuruí foi restabelecido às 8h23 normalizando 100% das 2 cidades às 8h40.

Relatos nas redes sociais

A pedagoga Valéria Rosa relatou que a energia foi embora às 8h da manhã e normalizou 1h40min depois. Na escola em que atua, as crianças seriam liberadas, no entanto a energia foi normalizada. O jornalista Murilo Moura, também registrou o apagão em rede social. Ele relata o caos no trânsito da capital do Pará e cidades próximas como Marituba, telefones celulares e fixos que pararam de funcionar e hospitais funcionando com a ajuda de gerador. No post, também há registro de falta de energia em Santarém, município a 1,520 quilômetros de Belém.

Confira nota oficial da Celpa

Na manhã desta quarta-feira (02), por volta das 8h30, paraenses sentiram o impacto causado pelo defeito de um equipamento do sistema de Transmissão de 500KV, causando a saída completa da Subestação de Tucuruí, de responsabilidade da Eletronorte.

O problema afetou o sistema de geração e transmissão da Eletronorte, atingindo clientes das distribuidoras de energia dos estados do Pará, com exceção de uma pequena parte da região Sul, Manaus e parte do Maranhão. Parte do fornecimento já está sendo normalizado no Pará desde às 9:30h, e o restante previsto para normalização total às 11:00h.

Equipes da Celpa mantiveram contato com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com Eletronorte desde que foram informadas do ocorrido. As causas do dano nos equipamentos ainda estão sendo apuradas pelas instituições envolvidas.

A Celpa informa que tem atuado com a máxima urgência para interligar suas cargas ao sistema de transmissão da Eletronorte. E que fez uma força-tarefa para manter seus clientes informados através dos líderes das regionais do Estado e atualização de notícias nas redes sociais. Diz ainda que a Central de Atendimento sofreu impacto por conta da suspensão do fornecimento, mas já está funcionando normalmente.

Comentários