Informatica

Aprovados em concurso ameaçam pedir prisão de governador no AM.

Aprovados em concurso fazem manifesto e ameaçam pedir prisão de governador e comandante dos bombeiros do AM. Grupo fez carreata saindo do Centro de Manaus e se instalou na frente da sede do governo. Os concursados cobram na Justiça a convocação no certame de 2009


Manifestantes cobraram por parte do governo que os aprovados no concurso sejam efetivados nos cargos. (Reprodução/internet)


Cerca de 200 profissionais da área de saúde realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (1°) em frente à sede do Governo do Estado, localizado na avenida Brasil, Compensa, na Zona Oeste de Manaus. Os manifestantes, que foram aprovados no concurso do Corpo dos Bombeiros em 2009, ameaçam pedir a prisão do Governador e do comandante da Corporação caso não sejam convocados para assumir os cargos.

Os manifestantes se reuniram no Largo São Sebastião, no Centro da capital, e seguiram em carreata até a sede do Governo. O grupo de concursados formou uma comissão que luta pela causa - que completou cinco anos sem uma solução definitiva. Segundo o vice-presidente da comissão dos aprovados no concurso, Wilson Moreira Fernandes Junior, eles conseguiram três mandatos de segurança junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e aguardam o cumprimento dos documentos.

“Entramos na Justiça e temos três mandatos de segurança a serem cumpridos. Caso os aprovados não sejam convocados, o Tribunal vai entrar com uma ação para pedir a prisão do comandante do Corpo de Bombeiros (coronel Roberto Rocha) e do governador (José Melo), por descumprimento de ordem judicial”, explicou Wilson Fernandes.

O concurso ocorreu em 2009 e foi homologado em 16 de março de 2010. Em março deste ano, o prazo para chamar os candidatos venceu mais uma vez. De acordo com Wilson, a corporação chamou 426 soldados combatentes, mas insiste em não chamar os profissionais da saúde. “Estamos aqui para reivindicar um direito nosso. Eles estão brincando com a lei e por isso podem ser presos. Por lei, nós já deveríamos ter sido nomeados. Só queremos trabalhar”, desabafou.




Ainda de acordo com Fernandes, a justificativa do Estado é que não existe lugar para alocar os profissionais da saúde dentro do Corpo de Bombeiros. No entanto, segundo o vice-presidente da comissão, agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) haviam sido convocados para fazer uma parceria com o órgão e estariam ocupando as vagas dos aprovados no concurso.

Resposta do governo

A Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom) se limitou a dizer que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai recorrer da decisão judicial quanto à convocação dos aprovados do quadro da saúde no Concurso do Corpo de Bombeiros.

Em março deste ano, O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual da Comarca de Manaus, Márcio Rothier Pinheiro Torres, deferiu liminar favorável a dez aprovados no concurso dos bombeiros. Na ocasião, o magistrado determinou que o comandante geral da instituição submetesse os aprovados à segunda etapa do concurso (exame de saúde).

Samu não toma vaga dos aprovados

Em resposta aos aprovados sobre a ocupação das vagas dos profissionais de saúde dos bombeiros por agentes do Samu, a assessoria de imprensa da Corporação explicou que os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel também fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS), e que "é perfeitamente natural que o serviço também faça parte das ocorrências, seja ela terrestre ou aérea".

ainda segundo a Corporação, os bombeiros são os responsáveis pelo primeiro atendimento em casos de resgate de vítimas encarceradas (presas nas ferragens de veículos, ou em incêndios, etc), e que cabe ao Samu o atendimento dos primeiros-socorros e remoção dos acidentados, não interferindo em nada no trabalho dos bombeiros.

ACRITICA.COM

Comentários