Informatica

Xenofobia dos Sulistas contra os Nortistas

Artigo muito interessante publicado no dia 11 de julho de 2011 no blog do caiohostilio.com sobre a xenofobia dos sulistas contra a criação de novos estados no Norte e no Nordeste do Brasil.


Começo esse artigo com dizeres da paulista Tayane Monteiro, no Twitter, quando do resultado da vitória de Dilma para governar o Brasil: “Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino… A gente do Sul é que paga pra esses nordestinos de M… terem bolsa família e votarem.”

Agora, você leitor, acredita que os políticos das Regiões Sul e Sudeste não pensam dessa mesma forma? Pobre daquele que acha que a luta entre etnias acabou com a morte de Hitler!!!

Saindo um pouco da discussão em sim, lembro-me, quando criança (entre 07 e 08) anos, uma conversa entre meu pai e dois irmãos seus sobre a força de um povo sobre o outro… A conversa era sobre o uso do Brasil por aviões já usados pelos USA. Uma coisa ficou condicionada pra sempre na minha mente, as palavras do meu tio Vicente, sociólogo e pedagogo: “Vocês precisam entender como funciona a humanidade e para isso vou resumir tudo dessa forma: ‘O homem come galinha e galinha come minhoca’. Os USA vendem suas sucatas para o Brasil e o Brasil depois de usá-las, as vendem para os países mais pobres sul-americanos, como Peru, Colômbia, Bolívia etc.”

A Câmara dos Deputados é uma Casa dominada pelas Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Apenas um exemplo para que tenhamos uma idéia sobre isso: Quando o ministro da Cultura destinou R$ 20 milhões para o Maranhão, as bancadas dessas regiões queriam que o ministro Pedro Novais fosse convocado para prestar esclarecimento, porém não falam nada sobre o envio de R$ 160 milhões, pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para São Paulo transformar rede elétrica da capital subterrânea. Para eles, tudo deve ser para o sul e nada para o Norte e Nordeste. Esse é o pensamento na Casa dominada por eles.

Não venham argumentar que não há preconceito. Que os fatos no período eleitoral foram casos isolados. Não são. Existem, sim, muitos preconceitos e o Congresso Nacional é a mola propulsora para manter essa xenofobia.

Na verdade, os políticos sulistas não estão preocupados com a criação de novos estados, mas sim com a força que o Norte e o Nordeste conseguiriam com esses novos estados no Congresso Nacional, mais precisamente no Senado. Com a criação desses estados, as Regiões Norte e Nordeste passariam a dominar o Senado, com isso tornaria uma luta mais leal entre sulistas e nortistas, pois os sulistas continuariam com o domínio da Câmara dos Deputados, enquanto os nortistas dominariam o Senado.

Os sulistas, em sua maioria, acham que os nortistas são um bando de analfabetos, mesmo tendo mestres, pesquisadores, doutores, universitários, veículos de comunicação fortes, grandes empresas, artistas da música, do teatro, da televisão.

Por outro lado, existem nortistas que aceitam e até ajudam os sulistas a massacrar as Regiões Norte e Nordeste. Esses imbecis nordestinos são os que alimentam a mídia sulista contra sua própria etnia, achando que está fazendo o bem, quando são subestimados pelos sulistas, que dizem: “O bom é que tem esses otários para nos ajudar com as nossas estratégias”.

Os senadores do Sul e Sudeste já tinha se reunido, conforme postado aqui nesse blog, para observarem que os nortistas dominariam o Senado, com a criação de novos estados. Agora, vejo que a estratégia para minar a criação desses novos estados começou como todas, ou seja, exatamente pela mídia, principalmente pelos jornalões paulistas, para isso basta ler a matéria “Pará em pedaços”, do Jornal Folha de São Paulo. Simplesmente querem subestimar a inteligência daqueles que eles acham ignorantes.

O certo é que a criação desses estados é importante por vários parâmetros administrativos e de desenvolvimento. Então vejamos: O Pará é um estado com dimensões imensas, coisa que prejudica muito os que estão longe dos grandes centros. Com a criação dos novos estados, eles estarão mais próximos do governo federal, passando a gerar muitos empregos indiretos e desenvolvimento imobiliário, comercial e até industrial, visto que serão criadas estruturas administrativas dos poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário, cujos detentores precisarão de moradias compatíveis, de comércios bem estruturados, concessionárias de automóveis, que gerarão diversos empregos, além da contratação de empregadas domesticas, motoristas, jardineiros e assim por diante. Então, que a Folha de São Paulo não venha com balelas idiotas, como essa de buscar a história para trazer a desarmonia entre os paraenses.

Essa xenofobia dos sulistas é simplesmente nojenta e repugnante. Acham que o Nordeste e o Norte são regiões constituídas por etnias/raciais africanas e indígenas e que eles são etnias derivadas dos europeus e asiáticos. Com isso, acham que os estados nordestinos e nortistas devem ficar na marginalização dos avanços e conquistas sociais, políticas e econômicas.

É preciso que os nordestinos e nortistas aprendam que não existe hegemonia política e social com os sulistas, cujas culturas são diferentes e até menosprezam a aparência física dos nordestinos e nortistas. São favoráveis a xenofobia mesmo.

Se estivem preocupados com o crescimento geral do Brasil, não estariam preocupados em manter essa disputa étnica, pois isso não pode ser usada isoladamente para classificar ou determinar os humanos, pois as culturas não são estáticas e nem puras, uma vez que as fronteiras não existem, possibilitando a inter-relação das tradições e costumes entre pessoas que partilham de uma mesma sociedade.

Comentários

  1. Será que passou pela sua cabeça que não se trata de preconceito, e sim de pagar a conta dos outros? Vc acha certo os estados do sul e sudeste receberem menos de 1/4 da renda que geram enquanto estados do nordeste recebem até 6x mais? Se um estado recebe isso td, de onde vem o dinheiro?
    Nordestinos e nortenses queren $$? PRODUZAM E NAO ROUBEM DOS OUTROS. Nao tem nada a ver com xenofobia. Nunca teve. Só que ninguem gosta de ser roubado. Simples assim.

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários, conheça as reais intenções do movimento antes fazer qualquer critica…
    Procure saber o que o movimento dos sulistas pretendem criar e qual a posição do povo do sul com relação aos demais estados Brasileiros…

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário