Informatica

Congressistas Amazonenses só perdem para os do Rio de Janeiro no uso do Facebook.

A segunda edição da pesquisa “Medialogue Político 2.0”, que revela quem são os parlamentares brasileiros mais influentes no mundo digital ou aqueles que possuem mais seguidores no Twitter ou fãs no Facebook, traz dois parlamentares da bancada do Amazonas.


(Divulgação)

Entre 81 deputados e senadores do Congresso Nacional, escolhidos como a “elite digital”, estão os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), ambos com nota 6 em uma escola de 0 a 10. Somente dez congressistas obtiveram nota 7 de acordo com o levantamento (ver lista).

Mas, a bancada amazonense tem boa presença nas redes sociais, pois é a segunda do País em fãs no Facebook, ficando atrás apenas dos parlamentares do Estado do Rio de Janeiro. Fica em décimo lugar, entre 27 Estados, em seguidores do Twitter.


As presenças dos senadores Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin na lista dos “mais influentes” no mapa do poder digital têm razão de ser porque os números de seguidores nas redes sociais dos representantes amazonenses são de fato relevantes. De acordo com a assessoria de Braga, no Facebook, o perfil dele já alcançava, na segunda semana de fevereiro de 2014, quase 340 mil seguidores. Cada postagem nessa rede atinge mais de 35 mil pessoas, o que faz dele um dos políticos com o maior número de seguidores do País, com média de compartilhamento que varia de 100 a quase cinco mil por post.

A média de pessoas que aprovam (ou curtem) as postagens do senador na rede social varia de 500 a 1.000. No Twitter, o perfil de Braga tem quase 20 mil seguidores. Esse espaço é utilizado para o repasse de informações e sobre a rotina do senador. No Instagram, o senador divide imagens do seu dia a dia, de compromissos de trabalho e lazer. “Por ter entrado recentemente no Instagram, ele tinha, até a segunda semana de fevereiro, quase dois mil seguidores”, informa a assessoria de mídias sociais. Além das redes sociais, Eduardo Braga utiliza ainda um site institucional e participação em programa semanal da Rádio Cidade FM com canais de comunicação.

Antenada

A senadora Vanessa Grazziotin tem presença em praticamente todas as redes sociais, com destaque no Twitter, Facebook, canal do Youtube e um site institucional. Tem ainda perfil no Instagram e outro no Flickr. Todos os perfis são atualizados com postagem da própria senadora e da sua assessoria de Comunicação.

Vanessa tem hoje 24,4 mil seguidores no Twitter, 35,4 mil fãs no Facebook e 2 mil seguidores no Instagram. No Facebbok, recentemente seu perfil recebeu verificação oficial da rede social, tendo atualmente 56 mil pessoas falando sobre isso. No Twitter está entre os melhores no ranking de perfis influenciadores. Seu score no site Klout é 72 numa escala de zero a 100. O mandato lançou recentemente um aplicativo para celular, que reúne todas estas plataformas e pode ser baixado gratuitamente.

Comentários

  1. Tem deputado que nem vai mais pra brasilia fica gazetando aqui em manaus.

    ResponderExcluir
  2. tem um deputado que so trabalha na quinta feira, segunda, terça ,quarta e sexta está apresentando programa de televisão, na quinta ele vai bater o ponto em brasilia, portanto tem muito tempo p ficar no facebook

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário