Informatica

Tapajós entre os ‘100 líderes que estão mudando o Brasil’

A HSM é a publicação mais importante do país sobre as tendências mundiais em gestão empresarial.

Mais uma vez o Secretário Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Ulisses Tapajós, ganhou renome nacional. Dessa vez ele está entre os ‘100 líderes que estão mudando o Brasil’. A lista foi publicada pela revista HSM Management – a mais importante publicação do país sobre as tendências mundiais e os principais conceitos em gestão empresarial – na sua edição histórica de número 100.

Como a própria revista destaca, os nomes que compõem o rol de líderes vêm de toda a parte do Brasil, de empresas de pequeno, médio e grande porte, do setor público e privado, nomes femininos e masculinos, uns mais jovens, outros mais experientes. Alguns líderes indicados nem brasileiros são.
Além de Tapajós, apontado na revista como secretário de Finanças da Prefeitura de Manaus, também estão na lista nomes como: Fred Curado, da Embraer; Alessandro Carlucci, da Natura; Marcelo Odebrecht, do Grupo Odebrecht; Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez; Fabio Barbosa, do Grupo Abril e Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, entre outros.

À revista, o titular da Semef, declarou seu empenho junto ao executivo municipal e o seu comprometimento em imprimir o mesmo modelo de gestão que foi sucesso durante sua trajetória pelo Polo Industrial de Manaus (PIM). “Nossa gestão é baseada na honradez, foco nos resultados e desburocratização”, destacou.
Os resultados desta gestão já são notórios. Em quase dez meses como secretário da Semef, Ulisses Tapajós implementou o plano de gestão ‘Todos Juntos Por Manaus’, que já gerou economia da ordem de R$ 270 milhões, possibilitando o prefeito Arthur Virgílio Neto intensificar um vigoroso plano de obras para revitalizar Manaus.

Conforme relatou, os bons índices estão diretamente relacionados ao apoio das secretarias da Prefeitura de Manaus, que não têm medido esforços para alcançar suas metas. “Essas atuais obras realizadas pelo prefeito são provenientes do nosso esforço de economias e dos nossos recursos próprios, pois ainda não aconteceram repasses do Governo Federal. E para isso, conto com uma equipe de servidores da Semef unida e competente”, disse.

Em termos de receita, Tapajós está ‘de olho’ no aumento da capacidade de investimento do município. Até agosto, sua arrecadação própria já acumulou R$ 580 milhões, 20% a mais que o mesmo período de 2012. “O Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, está investindo a todo vapor em obras por toda a cidade. Precisamos dar o aporte financeiro necessário a ele”, destacou.


Histórico

Ulisses foi o primeiro amazonense a conduzir uma empresa no Polo Industrial de Manaus. Em 1993 foi nomeado presidente da Masa da Amazônia para encerrar as atividades da empresa, que vivia a crise da ‘era Collor’. Investiu fortemente na educação e capacitação dos seus 1.450 colaboradores, criou um ambiente de trabalho de saudável desafio e em 2006 e 2007, colocou a empresa na posição de ‘Melhor Empresa para se trabalhar no Brasil’.

Seu estilo de liderança é definido como: ‘a capacidade de energizar pessoas para atingir metas para o bem comum, praticando valores morais’. Líder servidor, Ulisses acredita que, as pessoas se sentem felizes no ambiente de trabalho quando são respeitadas, valorizadas, desafiadas em seu poder de criatividade, reconhecidas e recompensadas.

Ele define a sua gestão como uma ‘espiral da felicidade’. “Investimos nos colaboradores, que geram melhores resultados e elevam a rentabilidade da empresa, propiciando investimentos em novas tecnologias e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, comentou Tapajós ao destacar sua frase favorita: “Pessoas felizes conseguem sempre os melhores resultados”, Finalizou.

.

ASSESSORIA DE IMPRENSA SEMEF

Comentários