Informatica

Invasores se retiram pacificamente em Iranduba

O Sistema de Segurança Pública do Amazonas está na fase final da desocupação pacífica do terreno invadido no quilômetro 6 da rodovia Manoel Urbano, no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). No local, há ainda um grupo de aproximadamente 200 pessoas abrigadas em um grande chapéu de palha, junto aos que se dizem índios.


Segundo o comandante da operação, coronel PM Aroldo Ribeiro, 70% da ação está concluída e vai continuar até a retirada total dos invasores. O coronel ressalta ainda que esse grupo será o último a ser retirado em um trabalho estratégico, com apoio da Polícia Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretaria Estadual para os Povos Ïndígenas (Seind). “Resolvidos os problemas pontuais de logística, hoje avançamos bastante com ação de desocupação. Não temos hora para encerrar. Vamos ficar até o cumprimento total da missão que nos foi confiada” disse o coronel.

O secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Frederico Mendes, informou que o comando da operação tem fornecido água, alimento, assistência médica e transporte para os que estão saindo da área voluntariamente. “Estamos sempre negociando e prezando pela segurança e bem-estar das pessoas. Hoje, por exemplo, retiramos da área uma mãe que estava com as filhas gêmeas recém-nascidas em condições precárias. Orientamos, e ela aceitou sair”, explicou Frederico Mendes. Ele disse, ainda, que depois de concluída essa etapa no quilômetro 6, a operação segue para o quilômetro 37, da AM-070, para cumprir outra ordem judicial, na comunidade Novo Ariaú.

A intervenção nos terrenos invadidos começou na segunda-feira, 23, quando o sistema de segurança fechou os acessos ao local impedindo a entrada de pessoas e veículos. Na terça-feira, 24, a polícia acompanhou a notificação aos líderes da invasão pelo oficial de justiça de Iranduba. Na última quarta-feira, a reintegração de posse foi iniciada, a partir do quilômetro 4. Pelo menos 400 profissionais estão envolvidos na ação.

Comentários