Informatica

Tambaqui vale ouro em Manaus

Um tambaqui pesando 39 quilos foi capturado, nesta semana passada, no município de Nova Olinda do Norte, no rio Madeira. O peixe gigante foi vendido pelo pescador num barco de recreio e negociado em Manaus com o proprietário de um pequeno frigorífico no bairro de Educandos. O preço pago ao pescador e o valor da compra pelo frigorífico não foram revelados, mas o da venda final sim. Um comprador de Minas Gerais pagou o peixão a peso de ouro, R$ 38,46 o quilo. Desembolsou R$ 1,5 mil pelo raro tambaqui.

Embora atualmente tambaquis desse peso sejam raros, o tamanho está dentro do padrão normal para o peixe adulto, cujo peso varia até 45 quilos e chega a medir 1,20 m de comprimento. Hoje, por causa da pesca descontrolada, praticamente não existem mais exemplares desse porte.

Em agosto de 2010 moradores da região de Maraã, município no interior do Amazonas, fisgaram um tambaqui que pesou 44 quilos e tinha 1,15 metro de comprimento. Em setembro de 2012, um pegou um tambaqui de 40 quilos no Açude Boqueirão, localizado no município de Parelhas, na região do Seridó, no Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal do Holanda

Comentários