Informatica

Festival de Rock do Amazonas

Serão escolhidas 14 bandas amazonenses para compor a programação da chamada Mostra Presidente Figueiredo, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro na praça da Vitória


 O evento faz parte da programação do 2º Festival Amazonas de Rock, que é organizado e executado pelos próprios artistas locais, por meio do Fórum Permanente de Música do Amazonas, com apoio e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Outras quatro bandas nacionais, que serão incluídas como atração no festival, ainda serão definidas.

Conforme o regulamento, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 3 de setembro pelo endereço eletrônico Toque no Brasil (tnb.art.br). Em caso de envio de material pelos Correios, a data limite para a postagem é 26 de agosto. Nessa situação, a inscrição deve ser enviada para o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, no sambódromo.


Segundo o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, os artistas do rock foram pioneiros em aceitar a proposta de interiorização. “Ao contrário de outras modalidades, eles foram mais ousados e logo propuseram expandir o número de municípios envolvidos no evento”, diz. De fato, o 2º Festival Amazonas de Rock está programado para o período de 2 a 6 de outubro, contando com oficinas em Itacoatiara (dia 2), RIO PRETO DA EVA (dia 3), Iranduba (dia 4) e o próprio Presidente Figueiredo (dia 5).

O tema ofertado para as oficinas é “Elaboração de Projetos Culturais”, a ser ministradas por Thaís Andrade, produtora cultura e coordenadora da Feira da Música de Fortaleza. “Não pode haver festival sem programação acadêmica, sem troca de conhecimento. O tema escolhido foi esse por se tratar de algo que ainda é uma barreira para os nossos artistas”, afirma Braga. “Às vezes se tem boas ideias, mas o artista não sabe colocá-las no papel”, completa o músico e jornalista Thiago Hermido, que compõe a comissão organizadora do festival.

Para o cantor, compositor e jornalista Sandro Nine, que também é membro da comissão, o festival tem perspectivas de crescimento de abrangência a cada edição realizada. “Tivemos bons reflexos, porque o evento fez com que as bandas tivessem um outro olhar para o próprio trabalho. Tivemos ecos em outros lugares do Brasil e fora também. Luneta Mágica e Malbec são alguns dos grupos que se destacaram”.
Para efetuar a inscrição, segundo Keila Serruya, que também pertence à comissão organizadora, não há restrição quanto à participação da banda em 2012. “Entendemos que se trata de uma outra sede do festival e, portanto, podem se inscrever”, diz.

Entre as diversas orientações do regulamento estão a necessidade de enviar para análise da curadoria no mínimo duas músicas, fotos, rider técnico, mapa de palco e ficha técnica relacionando as funções e o nome dos artistas e técnicos envolvidos. Os selecionados serão conhecidos no dia 11 de setembro, nos sites culturadoam.blogspot.com e musicanoam.wordpress.com.

Comentários