Informatica

Rebecca Garcia conhece projeto que viabilizará benefícios para moradores da Vila de Paricatuba


A secretária de Governo, Rebecca Garcia, conheceu hoje (28) o projeto “Jovens Empreendedores do Amazonas”, que oferecerá capacitação profissional e cursos de beneficiamento aos dois mil moradores da Vila de Paricatuba, localizada na estrada do município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). O local é conhecido por possuir valor histórico com as ruínas do prédio Belizário Penna, que já foi liceu de artes, penitenciária e leprosário.

Incentivadora do cooperativismo no Amazonas, Rebecca Garcia sugeriu a inserção da Organização das Cooperativas do Brasil, seção Amazonas (OCB/AM), no processo de criação da cooperativa local para organizar os moradores, com o foco em beneficiar a todos de forma igualitária. Ela disse que vai conversar sobre o assunto com o presidente da OCB/AM, Petrucio Magalhães Junior.

A secretária de Governo também afirmou que conversará com o Instituto de Terras no Amazonas (Iteam) para verificar a situação dos moradores que não possuem os títulos definitivos de seus terrenos. Além disso, ela ainda sugeriu inserir o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para proporcionar o curso “Aprender a Empreender”, que garante o desenvolvimento de atitudes que compõem o perfil empreendedor por meio da interação com conceitos sobre mercado, finanças e empreendedorismo.

“O projeto ‘Jovens Empreendedores do Amazonas’ que está sendo criado na Vila de Paricatuba é muito bom porque, proporcionará mais dignidade para as famílias que vivem aqui. Vai gerar uma alternativa de emprego e renda, acabando com o êxodo rural, e fazendo com que as pessoas ganhem dinheiro na sua própria terra, no local onde vivem. Aqui tem um potencial muito grande. Não só com o turismo, mas com o artesanato feito com materiais da floresta e com a plantação de frutas que já existem aqui, como a manga e a goiaba. Tenho certeza que em pouco tempo esse projeto vai gerar muitos frutos positivos”, comentou Rebecca.

Sobre o projeto

O projeto “Jovens Empreendedores do Amazonas” é desenvolvido por meio de uma parceria do Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Foi elaborado pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Alexandre Rivas, que informou que os moradores terão acesso a diversos cursos como o de empreendedorismo, agregar valor aos produtos locais, elaboração de artesanato, conhecimento sobre turismo e de beneficiamento de frutas.

Após a finalização dos cursos, os moradores deverão criar em setembro a Cooperativa de Acolhimento ao Turismo (Cotour). Em outubro, realizarão o evento “Sport Black River” com muitas competições de esportes aquáticos e, dois meses depois, o “Sabor da Mata” com mostra de gastronomia, produção da floresta, doces, frutas cristalizadas e derivados do leite. Para o próximo ano, será lançado o “Pari das Artes” com uma exposição permanente de artes plásticas, cerâmicas e artesanatos da floresta.








Assessoria de Comunicação da Segov

Jornalista Emanuelle Araújo – DRT: 5243/DF

(92) 3303-8398 / 9460-7443 / 8108-3053

Comentários