Informatica

Praia da Ponta Negra será entregue à população no domingo

O prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que a Praia da Ponta Negra, na zona Oeste, seja reaberta neste domingo, 19, para o banho. A decisão foi tomada após a Prefeitura de Manaus receber um parecer técnico do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e um ofício do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atestando que o aparecimento de jacarés não oferece risco à população.


 
A praia foi interditada para uso da água no dia 28 de abril

A Praia da Ponta Negra foi interditada para uso da água no dia 28 de abril, por recomendação do Corpo de Bombeiros, após o aparecimento de três jacarés. A medida foi tomada pelo Gabinete Militar, em conjunto com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) e Polícia Militar, para preservar a integridade física dos banhistas.


Logo após a interdição, a secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, enviou documento ao Ibama e ao Ipaam solicitando orientações e manifestação dos órgãos a respeito da ocorrência de jacarés na praia da Ponta Negra.

O parecer técnico do Ipaam afirma que “apesar do medo que causam ao ser humano, no seu meio natural os jacarés não chegam a ser um perigo real para o homem, e sua população mantém-se controlada pela própria natureza e habitualmente eles têm medo do homem e não costumam realizar ataques como fazem os crocodilos”.

O Ibama ressaltou, em ofício enviado à secretaria, que não vê nenhuma anomalia na ocorrência dos animais na área e que não há necessidade de intervenção da praia, nem medidas de manejo como colocação de barreiras.

Os dois órgãos recomendaram o monitoramento dos jacarés que possam aparecer na área da praia e, caso necessário, a captura e recondução dos animais para áreas protegidas. O Ibama sugeriu, ainda, educar os banhistas a cuidar de sua segurança e, ao ver um jacaré não se aproximar e avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o secretário do Gabinete Militar, coronel Fernando Farias, diante das orientações recebidas, o prefeito Arthur Neto decidiu liberar a praia. “A Prefeitura tomou conhecimento dessas informações técnicas, dando conta de que os jacarés não oferecem perigo aos banhistas e recomendando a reabertura da praia. Portanto, achamos que agora há segurança para liberação do banho na Ponta Negra”, disse.

O coronel Fernando Farias explicou que a praia ficará aberta no horário das 8h às 17h, e será fechada para banho à noite. Além disso, serão tomadas todas as medidas de segurança previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado (MPE).

A campanha de educação aos banhistas será mantida, assim como a triagem feita pela Guarda Municipal e Policia Militar. Policiais e guardas municipais monitoram o acesso à areia, restringindo a entrada de garrafas de vidro, adolescentes com bebidas alcoólicas, crianças desacompanhadas e qualquer objeto perfurante que possa ser utilizado como arma.

MATÉRIA: FABÍOLA PASCARELLI

Comentários