Postagem em destaque

Vereador, esposa e filho são amarrados durante assalto em residência

A casa do vereador Daniel Siqueira Neves, conhecido como Daniel dos Estudantes, de 29 anos, localizada no bairro Santa Rita, em Jacundá, no...

pague seguro

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

Grupo do Blog

sexta-feira, maio 17, 2013

Aberta licitação para estação do BRS

A Comissão de Licitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) publicou, nesta quinta-feira, 16,  aviso de licitação para a construção das estações do Sistema Bus Rapid Service (BRS). O projeto de reforma urbanística dos abrigos, incluindo as paradas do antigo Expresso, é de autoria do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), mas a obra será licitada e executada pela Seminf.

Foto: ASCOM IMPLURB

Cada estação terá faixa de pedestre contínua, sinaleira e ampliação da estrutura

Desenvolvido pelo Departamento de Planejamento do Implurb (DPLA), o programa de requalificação das estações de transporte coletivo Eixo Norte-Sul prevê reforma em 13 paradas na Constantino e na Torquato, com alterações fundamentais nas áreas de segurança e bem estar para os usuários. Em segurança, cada estação terá faixa de pedestre contínua, sinaleira e ampliação da estrutura de guarda-corpo nas paradas elevadas de quase 1 metro de altura.

Do lado aposto à rampa de acesso a cadeirantes, a entrada será fechada com guarda-corpo, para evitar travessias de risco. A reforma também prevê iluminação, o que não existe mais hoje, lixeiras, calha central para recolher água da chuva e cantoneiras reduzidas e alinhadas com a base. “O alinhamento com a base é fundamental para evitar acidentes com caminhões e veículos maiores, que acabavam esbarrando na estrutura que estava fora do alinhamento, maior que a base”, explica o diretor de Planejamento, Laurent Troost.

Além da segurança, os usuários das paradas do BRS terão acesso a novos sistemas de informação das linhas que passam nos locais. Ainda falando de segurança e conforto, o revestimento e as chapas atuais serão retiradas e a estrutura de ferro e concreto será aproveitada ao máximo, reduzindo o tempo de construção e os custos da mesma. As paradas receberão novas chapas metálicas, perfis e drywall.

No quesito humanização, as estações terão arborização em sua extensão, de 42 metros, abrindo a cobertura para palmeiras e árvores regionais. “A ideia é ter um ambiente mais harmonioso e arborizar mais a Constantino Nery, um eixo muito concretado na cidade”, diz Laurent.

A revitalização das estações é um dos projetos de mobilidade propostos para a Copa de 2014, que visa principalmente oferecer ao usuário do transporte público uma espera confortável, reforçando a qualificação e a ampliação de infraestrutura para o setor.

A obra faz parte do pacote anunciado pelo prefeito Arthur Neto para o período do Verão: “Aproveitando a oportunidade, também vamos construir mais 100 paradas de ônibus por toda cidade”, disse o prefeito. O pacote de Verão vai contar com investimentos na ordem de R$ 600 milhões vindos dos governos municipal, estadual e federal e todas essas obras têm conclusão prevista para dezembro de 2013.

O edital e seus anexos estarão à disposição dos interessados na Comissão de Licitação da secretaria, a partir desta sexta-feira, dia 17, de 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3642-3144.

Assessoria de comunicação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário

Flash