Informatica

OmarAziz anuncia vacinação gratuita contra HPV

O governador Omar Aziz anunciou, nesta terça-feira, dia 5 de março, a criação de um programa estadual voltado para a vacinação de adolescentes contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), um dos principais causadores do câncer de colo útero em mulheres. De acordo com ele, a intenção é iniciar, ainda este ano, a vacinação de meninas na faixa de 11 a 12 anos nas escolas da capital e interior.
Governador OmarAziz anuncia vacinação gratuita contra HPV
 Foto - Alex Pazuello / AGECOM

Omar Aziz falou sobre o assunto durante a inauguração da nova base Anzol da Polícia Federal. Na ocasião, ele disse que está aguardando receber o projeto com o devido orçamento para apreciação e encaminhamento à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). “Amanhã (quarta-feira) eu devo ter o valor. Estou decidido a fazer ainda este ano”, disse o governador, que na última segunda-feira (04), tratou sobre o assunto em reunião com a secretária de governo Rebecca Garcia, a senadora Vanessa Grazziotin, a deputada estadual Conceição Sampaio e representantes de diversos movimentos de mulheres.

Segundo ele, na capital o programa será feito em parceria com a Prefeitura de Manaus, enquanto no interior, os custos serão do Governo do Estado, uma vez que os prefeitos não terão condições financeiras para custear a vacinação. Com isso, o Amazonas será o primeiro Estado, além do Distrito Federal, a disponibilizar a vacina.

Para garantir a imunização são necessárias três doses da vacina. “Se a gente fizer isso agora, futuramente essa doença (câncer de útero) não mais existirá no nosso Estado, porque todas as pessoas vacinadas não têm como adquirir nem transmitir”, frisou.

Comentários