Informatica

Lixo Compartilhado

A Prefeitura de Manaus, através da Comissão de Divulgação, Educação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), está desenvolvendo um trabalho de educação e orientação ambiental levando para as ruas dezenas de conscientizadores para atuar, sensibilizando os moradores em relação ao descarte correto de lixo domiciliar, horários de coleta e ainda sobre preservação ambiental e coleta seletiva.




O trabalho de sensibilização vem sendo realizado em diversos bairros, principalmente nas saídas de becos, onde se formam lixeiras viciadas. O objetivo dos conscientizadores é orientar os moradores para o horário correto do descarte do lixo domiciliar, evitando o acumulo de lixo.


No bairro da Compensa, a equipe da Cedolp está atuando nas saídas dos becos de toda extensão da avenida Compensa, onde existia grandes acúmulos de lixo. Desde o último dia 25 (segunda-feira), os conscientizadores visitaram as residências dos becos, informando horários de descarte e mostrando a necessidade de manter a cidade limpa.

Segundo a coordenadora do Cedolp, Elisa Muller, o trabalho está sendo realizado simultaneamente nos bairros Compensa, São Francisco e Petropólis. “Nestes dois meses de administração, já estivemos em 18 bairros e o trabalho tem tido ótima aceitação da população”, disse. A coordenadora informou que o trabalho também vem sendo desenvolvido junto aos comerciantes do Centro e em diversas feiras da cidade.



Responsabilidade compartilhada

Um dos principais objetivos do trabalho desenvolvido pelo Cedolp, segundo Elisa Muller é a conscientização da população de que a responsabilidade pelo lixo gerado na cidade é “compartilhada”, ou seja, todos são responsáveis pelos resíduos que sua casa, indústria, comércio, instituição ou órgão produz. Todo cidadão tem, portanto, tanta responsabilidade quanto o poder público, com o descarte correto dos resíduos sólidos.

A ideia é chamar a população para participar de um grande movimento a favor da coleta seletiva, reduzindo assim o lixo gerado na cidade e aumentando a coleta dos materiais recicláveis (PET, vidro, papel/papelão e metal), para gerar renda para os catadores.

Segundo Muller, e preciso chamar atenção da população para as punições que estão previstas no Código Ambiental do Município de Manaus, para aqueles que jogam lixo nas ruas como entulhos de construção civil, galhos e troncos, lixo nos igarapés e outros.

Comentários

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário