Grupo do Blog

sábado, janeiro 19, 2013

Terminal Pesqueiro será inaugurado em Março

O anúncio feio feito após reunião com a diretoria da Fepesca


Foto: MARINHO RAMOS / SEMCOM

O prefeito Arthur Virgílio Neto anunciou, na tarde desta sexta-feira, 18, que o Terminal Pesqueiro de Manaus, na Colônia Oliveira Machado, zona Sul, vai ser inaugurado até o final de março, durante a Semana Santa. O anúncio feio feito após reunião com a diretoria da Federação dos Pescadores do Estado do Amazonas (Fepesca).

“O nosso objetivo é apoiar os pescadores, trabalhar irmanado com a colônia, colocar para funcionar o terminal até a Semana Santa, que é o momento em que há um grande consumo de peixe pela população. As balsas estão funcionando muito precariamente, não está justo com Manaus nem com quem trabalha no setor”, afirmou o prefeito.

Após a visita, o prefeito solicitou um parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM) que detectou que o funcionamento do terminal depende de um entendimento da prefeitura com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – que atualmente é detentor dos direitos sobre o terminal ­–, o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). “Nós temos duas possibilidades: a prefeitura assume a administração do terminal, ou faz uma gestão compartilhada com o Dnit. Nós estamos lutando pela primeira”, explicou.

O presidente da Fepesca, Walzenir Falcão, disse que a categoria procurou o prefeito para expor os problemas em relação ao desembarque e atracação das embarcações, que atualmente são feitos de forma precária. “As balsas que nós temos hoje atendem precariamente o setor e não oferecem as condições necessárias para que chegue um peixe de qualidade à mesa do consumidor”, afirmou.

Walzenir Falcão ressaltou que a reunião com o prefeito foi muito positiva. “Nós saímos otimistas da conversa porque ele já nos deu encaminhamento quanto ao assunto e deu espaço para nós iniciarmos as conversas”, finalizou.

Visita

No último dia 8 de janeiro, Arthur visitou o complexo, juntamente com o secretário Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento, Jefferson Praia, para verificar as necessidades de reparos e aquisição de equipamentos. Quando inaugurado, o terminal terá capacidade para armazenar 200 toneladas de pescado.

O Terminal Pesqueiro de Manaus foi concluído há mais de dois anos, mas nunca entrou em atividade. A obra, que custou R$ 20 milhões, chegou a ser embargada pela Justiça por falta de definição sobre a posse do terreno. Na administração anterior, o terminal seria repassado para o Ministério da Pesca e Aquicultura, mas o processo ainda não foi concluído por causa desse impasse.

TEXTO: FABÍOLA PASCARELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário

Flash