Informatica

O legado da alcoa para juruti

 A ilusão do eldorado em juruti

A implantação da Mina de Juruti da Alcoa está apenas começando. É o iní-cio de uma relação que, esperamos, se estenderá, por várias décadas, em harmoniosa parceria com os moradores e
os poderes públicos do município, da região e do Estado do Pará.



 porto de juruti

Assumimos, desde 005, grande variedade de compromissos, consubstanciados, em parte, nos 35 programas dos Planos de Controle Ambiental (PCAs). Além disso, a Alcoa já está desenvolvendo, emcaráter voluntá-rio, as ações que compõem a Agenda Positiva, em benefício da melhoria da qualidade de vida da população, definidos a partir de sugestões das próprias comunidades, referendadas pela Prefeitura Municipal.

 Essas foram as palavras do Senhor Nemércio Nogueira, Diretor de Assuntos Institucionais da Alcoa América Latina.

O discurso, o papel apresentado à população e ás entidades de clásses foi excelente do ponto de vista de cada um, já se passou anos e o que vimos é uma cidade toda desfigurada dos padrões socio-econômico e ambiental.

Hoje a cidade de Juruti não tem um porto com estrutura adequada para aportar navios de tamanho médio, o risco e eminente quando as embarcações como os catamarães ancoram no único porto da cidade, o risco que a tripulação e passageiros correm são enormes, no desembarque são colocadas pontes improvisadas para que os passageiros possam desembarcar arriscando suas proprias vidas caindo nas águas barrentas do rio amazonas.

O comercio local está falido, ruas esburacadas, saúde não funciona, falta água, esgoto a céu aberto, matadouro abandonado, favela sendo construida em frente a cidade, esse é o legado que a alcoa vai deixando a essa população humilde que mais uma vez foram enganadas com o novo eldorado amazônico, prometido lá na frente por seu diretor Nemércio Nogueira.

Comentários