Informatica

Milhares de Casas Alagadas no Oeste do Pará

115 mil pessoas encontradas em situação de emergência.

A previsão é da DCE  até o final desta semana, os municípios de Óbidos e Curuá também sejam atendidos.

Do G1 PA



Cheias deixam cidades do Pará debaixo d'água (Foto: Reprodução/TV Liberal)

A Defesa Civil Estadual (DCE) informou na tarde desta quarta-feira (16) que o número de pessoas afetadas diretamente pela enchente no oeste do estado do Pará aumentou e já ultrapassa 115 mil pessoas encontradas em situação de emergência.

Segundo o Capitão Arthur, da Defesa Civil, já foi feito contato com o setor de reconhecimento do Governo Federal e que, possivelmente, esta semana já sairia o parecer favorável em relação aos municípios de Monte Alegre e de Prainha.

Para ajudar a população, foram entregues 90 metros cúbicos de madeira na última terça-feira (15) ao município de Alenquer, onde mais de 500 pessoas estão desabrigadas.  


Leia Também

Cheias no Oeste do Pará Afetam Milhares de Pessoas


Quanto ao reconhecimento da situação de emergência em Santarém, a DCE informou que o processo continua em análise em Brasília. Ainda segundo a Defesa Civil, a administração pública procura fazer as ações necessárias dentro de seus limites amenizando os efeitos da cheia.

Nesta quinta-feira (17), os rios Tapajós e Amazonas continuam atingindo cerca de 8m, podendo ultrapassar aproximadamente 50cm da cota de alerta, o que não significa que vai baixar. Apesar de existir essa possibilidade, o nível também pode subir a qualquer momento.

A Defesa Civil está em alerta, pois o nível do rio Negro no Estado do Amazonas já ultrapassou o nível marcado em 2009, alagando vários bairros de Manaus e outros municípios, o Capitão Arthur informou ainda que isso pode até afetar esta região, uma vez que o rio Negro deságua no rio Amazonas e isso provavelmente aumentará a enchente no Baixo Amazonas.

Comentários