Informatica

Bolsa Universidade abre inscrições nesta terça

No período de 10 a 24 de janeiro candidatos a bolsas de estudo pelo Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, vão poder fazer suas inscrições através do portal http://www.manaus.am.gov.br/ Este ano, serão disponibilizadas mais de 21 mil bolsas, em 13 Instituições de Ensino Superior (IES), distribuídas entre 55 cursos das áreas de Humanas, Exatas e de Saúde.

As vagas são para as faculdades Dom Bosco, Esbam, Fametro, Uninorte, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Nilton Lins, Ciesa e Boas Novas.

Para facilitar o acesso dos candidatos à internet no período de inscrição, a Prefeitura de Manaus firmou parceria com a Associação Amazonense de Centros de Inclusão Digital (AACID), que vai disponibilizar 60 lan houses, nas quais  240 bolsistas do programa vão auxiliar os candidatos a realizarem as inscrições.  A lista com os endereços das lan houses parceiras vai estar disponível, para acesso no portal da Prefeitura.

O Programa Bolsa Universidade, de 2009 a 2011, já ofertou 20.007 vagas em cursos de nível superior. Até o primeiro semestre de 2011, 430 bolsistas já haviam concluído seus cursos. Estima-se que mais 250 colem grau, nos próximos meses, de acordo com informações a serem confirmadas pelas IES.

Segundo dados da Fundação Municipal de Inclusão Socioeducacional (FMDS), a faixa etária dos bolsistas varia entre 17 a 62 anos, sendo que 74% dos beneficiados têm de 17 a 32 anos e 26% de 33 a 62 anos. Setenta por cento dos bolsistas são do sexo feminino.

Até 2011, os cinco cursos com maior número de estudantes foram Pedagogia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Administração e Enfermagem.  Vale lembrar, que o PBU oferece em cada curso e turno pelo menos uma vaga para Pessoa com Deficiência (PcD) e, de 2009 até o ano passado foram disponibilizadas 1.764 vagas para PcDs. A previsão é que em 2012, sejam oferecidas mais 1.200 novas vagas.

Para ter direito a bolsa de estudo do PBU é necessário que o candidato esteja regularmente matriculado ou tenha sido aprovado em vestibular para curso de graduação ou sequencial de formação em uma instituição de Ensino Superior, participante do Programa Bolsa Universidade.

Os alunos selecionados pelo PBU devem participar de atividades de contrapartida, quando convocados, cumprindo a carga horária de acordo com o percentual do benefício recebido.

Benefícios

Os benefícios são concedidos de acordo com os critérios de renda, sendo para a bolsa integral, renda familiar bruta inferior ou igual a dois salários-mínimos; para a bolsa parcial, com beneficio de 75%, renda familiar bruta não excedente a três salários mínimos; e, para a bolsa parcial, com benefício de 50%, não excedente a quatro salários mínimos.

O candidato não pode ser acumular benefícios da mesma natureza, mantidos com recursos públicos.

Antes de iniciar a inscrição pela internet o interessado deve ler atentamente o Edital do Processo Seletivo 2012 e verificar a disponibilidade de vagas por curso e turno, oferecidas pelas IES.

A FMDS disponibiliza o telefone 0800 092 6355, para informações sobre o Processo Seletivo 2012, do Bolsa Universidade.

Fundação Municipal de Inclusão Socioeducacional (FMDS)

Marlúcia Almeida


Celular: (92) 91226195

Comentários