Informatica

Susam realizará o primeiro mutirão para pacientes com câncer de pele

Pacientes com câncer de pele, acompanhados pela rede estadual de saúde, serão operados durante o Mutirão Voluntário de Cirurgias de Câncer de Pele, que será realizado neste sábado (17), entre 9h e 12 horas, na Fundação Hospital Adriano Jorge. O mutirão é promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam).


De acordo com o coordenador regional dos mutirões da SBCP, cirurgião plástico Roberto Pereira, serão feitas 20 cirurgias em sete pacientes, diagnosticados pela Fundação Alfredo da Mata e Fundação Cecon, e previamente avaliados pela equipe de especialistas que participará do mutirão. Ele estima que 90% dos pacientes serão operados apenas com anestesia local e sem necessidade de internação, e apenas 10% serão submetidos à anestesia geral e ficarão internados após o procedimento.

As cirurgias serão realizadas por dez médicos voluntários ligados à SBCP.

A programação dos mutirões é nacional. Serão realizadas ações semelhantes à do Amazonas nas 19 regionais da Sociedade em funcionamento no país.

Este é o primeiro mutirão de cirurgia para pacientes com câncer de pele realizado pela SBPC no Amazonas. Segundo Roberto Pereira, os mutirões são uma promoção social da Sociedade e o objetivo é beneficiar com mais agilidade pacientes que precisam de procedimentos cirúrgicos.

O próximo mutirão será realizado em março do próximo ano e será voltado para a reconstrução mamária.


Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SUSAM

Comentários