Informatica

Governador inaugura Centro de Convivência da Família


O complexo multiuso terá atividades diversas, a meta é atender 12 mil pessas ao mês. 500 vagas estão reservadas as pessoas especiais. O centro está localizado no Bairro de Santo Antonio, Zona Norte e foi batizado de Magdalena Arce Daou,  falecida em 20 de agosto do ano passado.


Fotos: Alex Pazuello / AGECOM
Fotos: Alex Pazuello / AGECOM

A unidade também deverá abrigar a sede da Universidade da Terceira Idade (UnATI), projeto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Segundo o governador, o local foi pensado para atender a toda a família, da criança ao idoso. “É um presente de Natal que estamos entregando para a zona oeste”, disse, ao ressaltar a importância do Centro de Convivência para a comunidade daquela área, o maior, segundo ele, dentre as outras unidades nesse modelo, oferecendo as mais variadas atividades.
Para se ter uma ideia das dimensões do novo Centro de Convivência, as outras seis unidades do Estado nesse modelo fazem juntas 18 mil atendimentos por mês. Na ocasião da inauguração, o governador anunciou para 2012 a inauguração do Centro de Convivência da zona leste. Ainda segundo ele, além das variadas atividades, a unidade será referência em capacitação profissionalizante, com prioridade para o público feminino. “Aqui teremos um projeto para capacitação, treinamento e depois o financiamento para que as mulheres que sustentam suas famílias possam ter uma renda melhor’.
O governador ressaltou que a escolha do nome de Magdalena Daou para o Centro foi uma sugestão da primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz, em reconhecimento do trabalho social realizado por Magdalena Daou. “A gente sempre procura identificar a obra com uma personalidade que fez parte do cotidiano amazonense em alguma área e a dona Magdalena foi uma pessoa muito ativa com as ações sociais, também representando muito bem a presença da mulher. Acho que esse espaço está muito bem representado com o nome dela”.
A inauguração contou com a participação do empresário Phelippe Daou, esposo de Magdalena, falecida em 20 de agosto do ano passado, dos filhos e demais familiares. “Creio que aqui serão oferecidos os melhores serviços assistenciais”, disse Phelippe Daou, ao resslatar a grandiosidade do espaço voltado para as famílias da zona oeste.
O novo Centro é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) e realizará, a partir de janeiro de 2012, atendimentos por meio de ações articuladas com as secretarias de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Saúde (Susam), Educação (Seduc), Cultura (SEC), Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) e o
  Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
“A orientação do governador Omar Aziz é garantir o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, por meio dos Centros. O objetivo do Centro da Família é contribuir para o desenvolvimento das funções básicas da família, valorizando suas heterogeneidades, particularidades e diversidades, para promoção do fortalecimento e dos vínculos familiares e comunitários”, disse a secretária da Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes.

Comentários