Informatica

Deputado afirma que tambaqui corre o risco de extinção

De acordo com o deputado estadual Wilson Lisboa (PC do B), o tambaqui corre o risco de extinção no Amazonas. “A situação é drástica. Temos que criar meios para não deixarmos a espécie entrar em extinção.  o tambaqui é um peixe que a população menos favorecida não come por causa do preço. Isso é um absurdo” afirmou o deputado.
Segundo Wilson Lisboa, os tambaquis não estão conseguindo chegar ao tamanho ideal porque são capturados cedo demais e na maioria das vezes, antes de se reproduzir.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Proteção ao Meio Ambiente (Ibama), há mais de dez anos, era possível pescar a espécie com até 12 quilos. Hoje, os maiores peixes da espécie encontrados nas feiras e mercados não passam dos três quilos. E a maioria dos tambaquis é de viveiros. “Esta é uma realidade preocupante, já que o tambaqui não chega à mesa do manauense que mora nas periferias.

O valor comercial da espécie é altíssimo. Quem produz o peixe em viveiro prefere vender na capital, por meio de atravessadores, que cobram um valor exorbitante pelo quilo. Cerca de dez quilos de tambaqui são vendidos por R$ 150 nas feiras e mercados”, destaca o parlamentar.

Leia Também:

Vereador garanhão ganha liberdade

Festival do bodó tem até rainha

Amazonas Energia a maior sonegadora do Estado

Olho do Boto



 

Comentários