Informatica

Omar Aziz demonstra preocupação com a concorrência chinesa

O governador Omar Aziz disse que está preocupado com a crise econômica que assola os EUA e a Europa e com o avanço da economia chinesa sobre os mercados fora desses dois eixos.

 De acordo com ele, com a queda de consumo nos mercados americano e europeu, os chineses estão se voltando para novos mercados na América do Sul, o que pode gerar prejuízos à industrial nacional e ao polo da Zona Franca de Manaus.

“O poder de produção da China é muito rápido e com preço muito abaixo do que se pode imaginar. Como eles estabelecem regras próprias, eles têm esse poder de competitividade. A gente tem um concorrente muito forte”, disse o governador, ao sustentar que o avanço dos produtos chineses é um problema para a Zona Franca de Manaus, que produz praticamente para a indústria nacional.

Na Fiam, o governador encontrou-se com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, com quem conversou bastante, antes da cerimônia de abertura.

Questionado em entrevista sobre o nome indicado por ele para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Omar Aziz confirmou a indicação de Thomaz Nogueira, secretário executivo de Fazenda do Amazonas, mas disse que a nomeação será feita pela presidente Dilma Rousseff.

A escolha de Thomaz Nogueira saiu de um consenso com a bancada amazonense no Congresso Nacional. No discurso de abertura da Fiam, o governador voltou a agradecer a presidente por ter assinado a proposta de Emenda à Constituição (PEC) prorrogando a Zona Franca de Manaus por mais 50 anos e o Projeto de Lei que altera o Decreto 288/1967, estendendo os incentivos fiscais da ZFM para os municípios da RMM, mas disse que é preciso preservar a competitividade.

“É uma conquista que todos nós temos que festejar, mas ao mesmo tempo estar alerta para preservar a competitividade”. Viagem a Brasília – O governador Omar Aziz viaja nesta quinta-feira, dia 27, a Brasília, onde participa de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e outros governadores.

Na pauta está a cobrança de redução dos juros das dívidas dos estados, considerados acima do mercado. Omar Aziz também aproveitará o encontro para tratar sobre a liberação de recursos para o projeto de Mobilidade Urbana do Governo do Amazonas, que prevê a construção do monotrilho e um conjunto de intervenções viárias na cidade.

Fonte: AGECOM

Comentários

  1. Governador,

    O nosso concorrente é o governo brasileiro e este regime tributário voraz e assassino, não o produto chinês. Isto sim dificulta o consumo de bens e serviços.

    Articule uma mudança neste sentido - duvido que consiga - e verá que somos, enquanto "Onças Amazônidas", muito mais fortes que os Tigres Asiáticos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Pedro Paulo, o nosso concorrente realmente é o governo federal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário