*ARTHUR VIRGÍLIO
Não deixa de ser uma boa notícia a presidente Dilma Rousseff ter reafirmado seu compromisso com a prorrogação da Zona Franca por mais 50 anos, ou seja, até 2073. E, também, de haver comprado a ideia de estender aos municípios da Região Metropolitana de Manaus os benefícios fiscais do PIM.
A rigor, ela não precisa mandar PEC nenhuma para o Congresso, a menos que considere, sem grandeza, que ideia de adversário não deve ser aproveitada nunca.
Tenho três PECs no mesmo rumo: uma, que prorroga o modelo por 10 anos (até 2033), já aprovada no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados; outra, tramitando no Senado, que prorroga a ZFM por 50 anos e uma terceira que leva os incentivos de Manaus também para todos os municípios da Região Metropolitana.
Por mim, porém, se ela se dispuser a trabalhar em regime de urgência urgentíssima, abro mão da paternidade. Importa-me o Amazonas e não a guerra de egos com quem quer que seja.
Advirto apenas que a prorrogação pura e simples é uma ilusão. É necessária e inadiável, porém não resolverá o problema de uma ZFM que está em trajetória claramente descendente, se olharmos o médio e o longo termos.
Continuo amanhã.
*Diplomata escreve regularmente para este blog
Comentários
Postar um comentário
Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário