Informatica

GRANDE EXPECTATIVA

*ARTHUR VIRGÍLIO
         

 Leio que apenas 11,5% dos brasileiros ouviram falar desse grande evento ecológico mundial que será a Conferência Rio+20. Praticamente ninguém se lembra da Rio 92, que mobilizou a consciência ambiental do Planeta. E muitos dos que tomaram conhecimento da Rio+20 ignoram os temas que nela serão abordados.

Lamentáveis os números gerais. Afinal, é o futuro da Humanidade que estará sendo discutido pelos chefes de Estado de 200 países.
         
A Rio+20, ou seja, a Rio 92 vinte anos depois, deverá debater, em posição de honra, o necessário uso de energia limpa. E o Brasil, país anfitrião, não escapará de ver questionada toda essa celeuma em torno do novo Código Florestal.
         
 A Rio 92 valeu como declaração de princípios. A Rio+20 precisará oferecer fatos concretos ao mundo, no campo das atitudes de defesa do clima e da cooperação internacional.
         
Precisamos colocar na cabeça, de uma vez por todas, que preocupação com o meio ambiente não deve ser capricho ou excentricidade de uma elite econômica e, sobretudo, intelectual. Quem perde com a degradação ambiental é o segmento mais pobre das populações. E desenvolvimento sustentável é algo que combine, necessariamente, com distribuição mais justa de riquezas e, pois, com justiça social.
         
Que venha a Conferência de Cúpula Rio+20. E que seus resultados aproveitem ao mundo, ao Homem e à Natureza.

          *Diplomata

Comentários