Informatica

Paulo Santos explica como são ataques feitos por hackers

Há três dias, hackers estão atacando sites ligados ao governo brasileiro e fazendo com que as páginas fiquem fora do ar. Na madrugada desta sexta-feira, a página do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na internet foi atacada e pela manhã, foi a vez do site do Ministério da Cultura.

O gerente de segurança da informação da Band, Paulo Santos, explica que os invasores se aproveitam de alguma vulnerabilidade do sistema para acessá-lo, geralmente, com intuito de obter alguma informação. Nos casos recentes, os invasores “usam um tipo de ataque conhecido como DDoS (Denial-of-service attack – Negação de Serviço)”, diz.

“Geralmente eles têm uma rede zumbi e fazem um ataque maciço de várias conexões simultâneas contra o alvo e o site acaba caindo pelo grande número de acessos”, afirma. Santos explica que a rede zumbi é formada por diversos computadores que já foram anteriormente invadidos, por algum tipo de acesso ou vírus. Assim, essa rede pode ser acessada pelos hackers a qualquer momento.

O especialista acredita ainda que o grupo vem realizando os ataques como forma de protesto contra o governo federal. Apesar disso, ele diz que “pelo conhecimento técnico que eles aparentam ter, eles têm condições de conseguir informações sigilosas, mas isso também depende da segurança desses sites”, comenta.

Comentários