Informatica

Ipem/Am amplia fiscalização em embarcações

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) inicia, nesta quarta-feira (15), a Operação Parintins nas embarcações.
Os fiscais do Ipem-AM verificarão se os extintores de incêndio estão devidamente certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e se os mesmos possuem selos de conformidade, além da confirmação do prazo de validade, do peso corresponde ao declarado no cilindro e dos requisitos estabelecidos pelos Regulamentos Técnicos da Qualidade (RTQs).

A verificação é feita diariamente, conforme portaria nº 173/2006, que aprova o Regulamento Técnico da Qualidade para os Serviços de Inspeção Técnica e Manutenção em Extintores de Incêndio. Segundo o diretor-presidente do Instituto, engenheiro Márcio André Oliveira Brito, a ação serve para coibir possíveis irregularidades que possam colocar em risco a segurança do cidadão.

Em 2010, os fiscais verificaram 1.620 extintores de incêndio, sendo que 5% estavam irregulares. De janeiro a maio deste ano, 600 extintores foram verificados e aprovados. Caso haja alguma irregularidade durante a operação, os responsáveis estarão sujeitos a penalidades como apreensão, interdição, notificação e autuação.

A fiscalização será estendida até o dia 22 de junho e visa a verificação de extintores de incêndio das embarcações. A ação será realizada nos diversos portos de Manaus.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o consumidor deve entrar em contato com o Ipem-AM pelo 0800 092 2020, de 8h às 16h30.

Comentários