Informatica

Biodiesel Congress 2011 debaterá matérias-primas em São Paulo


Com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Embrapa, UFRJ, da iniciativa privada e de entidades setoriais, o Biodiesel Congress 2011 vai abrir espaço para discussões sobre a diversificação de matérias-primas e fontes alternativas para a produção de biodiesel no país. O evento acontecerá em São Paulo, entre os dias 27 e 29 de julho.

A análise dos preços dos óleos vegetais sob a ótica do mercado será feita pela economista Amaryllis Romano, sócia da Tendências Consultoria Integrada. Amaryllis também falará sobre a formação de preços dos óleos vegetais em sua palestra, agendada para a abertura dos debates do dia 28 de julho, segundo dia do Biodiesel Congress 2011.

Em seguida, será a vez do coordenador-geral de agroenergia do Ministério da Agricultura, Denilson Ferreira, apresentar as iniciativas do governo, as alternativas à soja, e as mais recentes descobertas em termos de matérias-primas: algas, gordura animal, esgoto e açúcar. Ferreira se apresentará em conjunto com o chefe geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Ozanan Machado Durães.

Ao longo do dia, várias outras palestras discutem o futuro e a evolução da produção de biodiesel a partir de matéria-prima lignocelulósica, óleo de palma, pinhão manso e cana, entre outros. As apresentações serão conduzidas por especialistas da Embrapa Agroenergia, SG Biofuels, Neste Oil Corporation, Embrapa Amazônia Ocidental, Virent Energy Systems e Amyris Brasil.

As novas metodologias e catalisadores para obter uma produção mais eficaz de biodiesel serão detalhadas pelo professor Donato Aranda, da UFRJ. Logo depois, o CEO da Integrated Biodiesel Industries, Marcelo Lopes, mostra como transformar o gargalo do biodiesel numa oportunidade de negócios.

Encerrando os trabalhos do dia 28, as experiências de São Paulo e Curitiba no programa Biodiesel Metropolitano (B20) serão detalhadas por representantes da Urbs Curitiba, Vip Transportes – Consórcio Plus, e B100 Energy.

O Biodiesel Congress 2011 é uma iniciativa da IBC, F.O.Lichts e AgraFNP, com o patrocínio da Quantiq. Mais informações podem ser obtidas no site
www.biodieselcongress.com.br.

Comentários