Informatica

Conheça o fenômeno Ronaldo Nazário

Ronaldo Luís Nazário de Lima, nasceu no Rio de Janeiro dia 22 de Setembro, de 1976 em um subúrbio. Ronaldo começou a carreira profissional no Cruzeiro em 1993. Em um total de 14 jogos pela equipe mineira, Ronaldo fez 12 gols, com apenas 16 anos de idade. Em 1994 conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro, do qual foi artilheiro, com 23 gols marcados.

Neste ano, se transferindo para o PSV Eindhoven, onde marcou 66 gols em 71 partidas disputadas pelo time holandês. Em 1996, conquistou a Copa da Holanda com o PSV, e a medalha de bronze com o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Foi melhor jogador do mundo de 1996, eleito pela FIFA.

Foi para o Barcelona em 1996 por um valor então recorde de 19,5 milhões de dólares. Marcou 34 vezes em sua única temporada no Barcelona, vencendo a Copa dos Campeões da Copa da Uefa, a Copa da Espanha e a Supercopa da Espanha. Ronaldo viajou com a seleção brasileira para a Copa do Mundo dos Estados Unidos de 1994, com 17 anos, mas não jogou em nenhuma partida. Em 1997, com a seleção brasileira, conquistou a Copa América, realizada na Bolívia, e depois a Copa das Confederações, desse mesmo ano.

Sua transferência para a Inter de Milão em 1997 estabeleceu um novo recorde de 27,9 milhões de dólares. Conquistou a Copa da Uefa na equipe em sua primeira temporada. Foi no Inter de Milão que Ronaldo ganhou o apelido de 'Fenômeno', e novamente foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Fez 49 gols em 68 jogos, e conquistou a Copa da UEFA em 1998 com a equipe italiana.

Ronaldo foi eleito, novamente, pela FIFA o melhor jogador da Copa do Mundo França 1998, mesmo com a derrota do Brasil na final contra a dona de casa.

Em 1999 conquistou sua segunda Copa América com a seleção brasileira, fazendo os três gols da vitória do Brasil em cima do Uruguay, o rival clássico.

Meados de 1998 e 1999, começaram as lesões. Sofreu uma convulsão horas antes da final da Copa do Mundo de 1998 na França, e, depois de ter sido escalado como reserva, começou jogando. Sua atuação foi fraca e o Brasil perdeu por 3 x 0 para a França.

Casou-se com a modelo e jogadora de futebol Milene Domingues em dezembro de 1999. O casal teve um filho, Ronald, e se divorciou alguns anos depois.

Infelizmente, nesse ano começaram os problemas graves para Ronaldo, com uma contusão no joelho direito, que tirou o jogador dos gramados. Em 2000 ele voltou a jogar, mas no primeiro jogo, contra a 'Lazio', a lesão se agravou, com rotura do tendão rotuliano. Ele ficou parado quase dois anos, e teve de passar por várias cirurgias.

A seleção brasileira também passava por maus momentos, perigando, até, a classificação para a Copa do Mundo de 2002. Felizmente, Luiz Felipe Scolari tomou as rédeas da seleção e fez o Brasil renascer das cinzas, conquistando o pentacampeonato do mundo, com Ronaldo e Rivaldo (que estava em baixa) como principais estrelas. O Fenômeno foi eleito o melhor jogador do mundo pela terceria vez pela FIFA.

Em seguida, foi contratado pelo Real Madrid, por mais de 43 milhões de euros (55,55 milhões de dólares) em agosto de 2002, onde formou o famoso time dos 'Galácticos', junto a Zinedine Zidane, David Beckham, Luís Figo, Roberto Carlos, Íker Casillas e Raúl González. Com essa super-equipe, venceu a Intercontinental de 2002, e uma Liga da Espanha e uma Supercopa da Espanha em 2003. Venceu a Copa Intercontinental de 2002, a Supercopa da Espanha em 2003 e terminou como o artilheiro da liga em 2004.

Lamentavelmente, o Real Madrid baixou o nível de jogo, deixando as temporadas 2004/2005 e 2005/2006 serem conquistadas pelo Barcelona, o rival clássico da equipe merengue. Ao não ser convocado, Ronaldo perdeu a boa forma, e subiu de peso. Na seleção brasileira, não rendeu a mesma coisa.

Em 2005, Ronaldo casou-se com a modelo Daniella Cicarelli, marcando a ocasião com uma comemoração em um castelo francês. O casal se separou meses depois.

Passou por uma nova cirurgia depois de uma frustrante Copa do Mundo de 2006 e não ganhou a confiança do novo técnico do Real, Fábio Capello.

Na Copa do Mundo Alemanha 2006, o Brasil fez um papel medíocre, sem mostrar bom futebol. Contudo, Ronaldo se tornou o maior goleador das Copas do Mundo, chegando aos 15 gols com os três que fez na Copa da Alemanha.

Voltou para a Itália em janeiro de 2007 contratado pelo Milan, para jogar junto com seus amigos, Kaká, Cafu, Dida e Clarence Seedorf (foi seu companheiro no Inter de Milão). No dia 13 de Fevereiro de 2008, em um jogo contra o 'Livorno', Ronaldo novamente sofreu rotura de tendão rotuliano, desta vez no joelho esquerdo. Passou por uma cirurgia e o que resultou em sua saída do clube.

Em maio de 2008, a namorada de Ronaldo Fenômeno, Bia Antony, aparece grávida. No final do ano, nasceu Sofia.

Ronaldo, com 32 anos, foi contratado , em 09 de dezembro de 2008, pelo Corinthians.

Comentários