Informatica

Peixe volta a dar renda no Vale do Ribeira


Inclusão de pescado na merenda escolar estimula a atividade, que já foi mais lucrativa do que a banana

Delícias como filé de tilápia ao molho, croquete de tambaqui e almôndega de pacu fazem parte do cardápio das escolas públicas de Jacupiranga, no Vale do Ribeira, região sul do Estado de São Paulo.

Além de oferecer às crianças merenda de alto valor nutritivo, a iniciativa da prefeitura desenvolve a piscicultura na região. Segundo a Associação dos Aquicultores do Vale do Ribeira (Aquivale), a retomada é acelerada: 800 produtores, em 15 municípios, mantêm 12 milhões de metros quadrados de tanques para a engorda de tilápias gift e dos chamados peixes redondos originários dos rios amazônicos, principalmente pacus e tambaquis.

 Este ano, eles vão produzir cerca de 5 mil toneladas de pescado, mas devem chegar a 12 mil toneladas em 2011. "A atividade já ocupa 3.500 pessoas", diz o presidente da Aquivale, Antonio de Pádua Nunes, o Toni.
Em 2011 a associação terá frigorífico próprio para processar o pescado. Para Toni, o frigorífico dará autonomia aos piscicultores, hoje dependentes de frigoríficos privados, e reduzirá custos. "Temos de mandar o peixe para processar numa unidade do Paraná, a um custo de R$ 0,25 o quilo."

Saiba Mais Clicando Aqui

Comentários