Informatica

Omar Aziz lidera com 56%


 Terra

O governador do Amazonas e candidato à reeleição Omar Aziz (PMN) abriu 23 pontos de vantagem sobre seu principal adversário nas eleições deste ano, o senador e ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR), na segunda rodada de pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Action e divulgada na edição deste domingo (19) do jornal A Crítica.

Omar obteve 56% das intenções de voto, contra 33% de Nascimento.
Na pesquisa anterior, divulgada pelo mesmo instituto em agosto deste ano, o candidato à reeleição tinha 12 pontos de vantagem, com 49% das intenções de voto, enquanto Alfredo obteve 37%. Em comparação com o resultado anterior, Aziz conquistou sete pontos percentuais e Alfredo perdeu quatro pontos. A diferença entre os dois candidatos é grande mesmo na pesquisa estimulada, em que Omar obteve 48% das intenções de voto, frente aos 28% registrados para Alfredo.

Entre os demais candidatos ao governo, Hissa Abrahão (PPS) e Luiz Navarro (PCB) alcançaram 1% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Luiz Carlos Sena (Psol) e Herbert Amazonas (PSTU) novamente não pontuaram, segundo o instituto. Brancos e nulos passaram a ser 2% na sondagem mais recente.

O porcentual de entrevistados que não souberam ou não responderam à pesquisa permaneceu em 7%.
Os dados da pesquisa foram coletados no período de 11 a 15 de setembro. Foram entrevistados 1.845 eleitores, sendo 1.065 na capital e 780 em 15 municípios do interior. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 30.016/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 026018/2010. A margem de erro é de 2,28 pontos percentuais.


Senado


A pesquisa mostrou ainda que a disputa pela segunda vaga do Amazonas no Senado está tecnicamente empatada entre o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB) e a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB). O ex-governador do Estado Eduardo Braga aparece novamente isolado como o primeiro mais votado para o Senado, com 81% das intenções de voto.

Na sondagem estimulada, Grazziotin marcou 41% das intenções de votos, apenas um ponto percentual a mais que Virgílio, que obteve 40%. Ambos apresentaram crescimento em relação à primeira consulta publicada pelo instituto nestas eleições. Em agosto, o senador tucano e a deputada estavam empatados em 36%.

O candidato à reeleição, senador Jéfferson Praia (PDT) teve 7% das intenções na sondagem divulgada neste domingo. Marilene Corrêa recebeu 6% das indicações. Francisco Castelo (PCB) e Evandro Carreira (Psol), que já foi substituído por Marcos Queiroz, ficaram com 1%, cada. Tarcísio Leão (PSTU) e Fernando Valente (PRB), que teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral, não pontuaram. Brancos e nulos totalizaram 7% e indecisos, 11%.


Presidência


A candidata petista à presidência Dilma Rousseff vencerá com facilidade seus adversários no Amazonas, de acordo com o resultado da pesquisa estimulada. Ela obteve 75% das intenções de voto, contra 13% da senadora Marina Silva (PV) e 7% de José Serra (PSDB). Disseram votar em branco, anular o voto ou não votar em nenhum candidato apenas 1% dos entrevistados. Indecisos somaram 3%.

Comentários