Informatica

O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, defendeu tornar permanente a Zona Franca de Manaus que abriga o Pólo Industrial.

Serra falou em almoço debate, promovido pela (LIDE). grupo empresarial que representa 46% do PIB brasileiro e é composto por empresas com faturamento mínimo de R$ 100 milhões.
O tucano criticou o aeroporto e o porto da região. "A estrutura do aeroporto pode ser considerada indecente", completou. Serra  afirmou que há subinvestimento em instituições públicas, "como é o caso da Receita e da Polícia Federal", e lembrou a fragilidade das fronteiras, que incentiva, segundo ele, o tráfico de drogas.

Zona Franca

"A minha intenção foi sempre a de acabar com a potencial instabilidade. Se não puder constitucionalmente, a gente mantém a renovação contínua", disse, referindo-se ao estatuto jurídico da Zona Franca. "A Zona Franca, que em certas fases, aos tropeços; noutras, navegando, conseguiu se firmar como um pólo industrial da maior importância (...), gera cerca de 90, 100 mil empregos. De alguma maneira essa Zona conseguiu se tornar um elemento de defesa da floresta", disse.

Política Comercial

O candidato disse existir um conflito entre os produtos argentinos e brasileiros. "Ao meu ver, a diplomacia brasileira atuou pouco. Aliás, a diplomacia tem sido muito ativa do ponto de vista político e pouco do ponto de vista econômico. De 100 tratados no mundo, o Brasil assinou um, com Israel. Nossa proteção comercial é fraca, a China deita e rola com isso", criticou.

Serra acusou o governo federal de alimentar o superávit primário com um imposto sobre os produtos fabricados na Amazônia. "Deve recolher uns 300 milhões. Pois bem, ele tem sido usado para alimentar o superávit primário. Essa é uma política que nós vamos acabar", garantiu o tucano, que ganhou aplausos como resposta dos empresários presentes.

O tucano acusou os adversários petistas de usar os recursos arrecadados por esse imposto com finalidades políticas - "fazer liberação apenas nas vésperas da eleição para ajudar esse ou aquele candidato. Parece aquelas políticas tradicionais da máquina pública (...), com esse fundo teria dado para equacionar saneamento, infra estrutura da Zona Franca". Serra propôs um programa plurianual de investimentos na região.



Comentários

  1. Na realidade, Serra veio tentar limpar sua imagem, mais ele prejudicou mesmo o amazonas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário