Informatica

Palmeiras da Djalma Batista serão transplantadas

124 árvores plantadas ao longo da Avenida Djalma Batista

Ao todo, 124 árvores plantadas ao longo da Avenida Djalma Batista começam a ser transplantadas nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), como parte do andamento das obras de instalação do sistema binário da Prefeitura de Manaus, que transformará a via – hoje de mão dupla – em mão única. As árvores, em sua maioria palmeiras imperiais plantadas há mais de dez anos, não se desenvolveram, estando hoje com alturas que variam de 1 a 5 metros.

( Foto: Robervaldo Rocha/Semcom )


O trabalho será feito com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que cederá os equipamentos necessários ao transplante e a supervisão dos técnicos da secretaria. As árvores estão plantadas no trecho que vai do Eldorado até o Boulevard. A idéia é transplantar as árvores e levá-las para o Centro de Produção de Mudas, na AM-010, para que possam se recuperar.

Em recente levantamento feito pela Semmas, foi identificado que muitas das árvores encontram-se bastante danificadas. De acordo o com a Diretoria de Arborização e Paisagismo da secretaria, são 109 palmeiras imperiais, 13 palmeiras da espécie Phoenix (com aproximadamente dois metros), uma mangueira com aproximadamente três metros e uma de espécie não identificada. A Semmas deverá indicar também os locais onde as árvores serão replantadas. A única em condições de ser replantada de imediato é a mangueira, que preferencialmente será transplantada em uma área de praça pública, ainda a ser definida. O trabalho será feito de forma gradativa e com a participação de servidores das duas secretarias.













Comentários