Informatica

Operação fecha estabelecimentos irregulares em Santarém

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Tutelar resultou no fechamento de dez estabelecimentos comerciais irregulares em Santarém, no Baixo Amazonas. A fiscalização ocorreu em balneários e áreas destinadas a eventos de diversões públicas, com objetivo de normatizar e adequar as atividades dentro dos padrões legais de respeito aos direitos e garantia da saúde da população. A operação ocorreu de 14 às 19 horas do último domingo (30). Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (2) pela Polícia Civil.

Com início das ações na área do balneário do Maracanã, onde todos os estabelecimentos foram vistoriados pela equipe mista, os agentes verificaram as condições sanitárias, a ambientação de produção sonora, equipamentos de segurança e prevenção de acidentes, documentação obrigatória de funcionamento e permanência de crianças e adolescentes em situação de risco. Também observaram a situação de pessoas do entorno dos estabelecimentos e da grande área do balneário, a presença de veículos aquáticos em locais não permitidos, a presença de veículos automotores trafegando nas áreas de preservação, bem como a incidência de outros crimes ambientais devido a área estar no entorno dos lagos do Mapiri e do Papucu.

As ações foram complementadas em locais na área central da cidade, nos estabelecimentos que atuam nas atividades de diversões públicas, com atuação por toda tarde e início da noite do domingo. Os estabelecimentos fechados estavam em total desacordo com suas obrigações administrativas e também por já terem sido notificados em ações anteriores de caráter educativo, além da retirada de crianças e adolescentes de situações impróprias.

A operação contou com um total de 31 profissionais da Segurança Pública entre policiais civis e militares e homens do Corpo de Bombeiros Militar, além de três agentes de proteção do Conselho Tutelar e outros cinco fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém. Para o delegado Jardel Guimarães, titular da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, as ações conjuntas direcionadas em locais específicos trazem benefícios ao conjunto de ações de fiscalização que garantem ambientes saudáveis e seguros à população do município e de outras pessoas que circulam na região.

Agência Pará


Comentários